Outubro de 2000, Vol. 90, No. 10 Jornal Americano de Saúde Pública
Traduzido por: Edson Alves de Moura Filho
países da região, entretanto, a SRC não era anteriormente uma doença notificável e não fazia
parte da lista de notificação de doença transmissível no CAREC. Em 1996, uma equipe
multidisciplinar, interagência desenvolveu um protótipo de sistema de vigilância para SRC,
incluindo definição de caso, formulários de investigação de caso e notificação algorítmica,
que foi subseqüentemente disseminado para os países da região. Entre 1996 e 1997, 31 casos
de SRC foram notificados da Jamaica, Barbados, Trinidad e Tobago, Belize, Guiana,
Bahamas e Suriname, dos quais 28 foram diagnosticados em crianças de 12 meses de idade ou
mais jovens. As mães que tinham bebês com SRC estavam na faixa etária dos 14 aos 39 anos,
a maioria com 20 anos e mais. A distribuição etária materna de casos de SRC apoiou a
hipótese de que não tínhamos ainda incrementado a cobertura vacinal contra rubéola entre as
mulheres em idade fértil o suficiente para prevenir a SRC. Nosso uso de vacina contra
sarampo-caxumba-rubéola (MMR) é muito recente para demonstrar qualquer benefício
significativo das estratégias de vacinação de recém-nascidos. Adicionalmente, a infecção
dessas mulheres representa oportunidades perdidas significativas para a vacinação
imediatamente após o parto ou na visita pós-natal, vez que muitas dessas mulheres eram
multíparas.
Análise do Custo-Benefício da Rubéola/SRC
A SRC está associada com alta morbidade, mortalidade, e custo econômico. Os custos diretos
associados com esta patologia podem ser classificados como (1) altos custos para serviços
médicos e hospitalares, (2) custos de assistência por longo prazo, (3) custos assistenciais
institucionais, e (4) custos de assistência em educação especial.
Em 1997, foram realizados estudos de custos em alguns países para avaliar os custos
associados com a assistência de indivíduos com SRC. Na Guiana, um estudo baseado em
entrevista de prevalência de casos de SRC estimou que a média de custo de assistência por
criança com SRC, incluindo os custos indiretos, foi de $ 63.990 (todos os valores estão em
dólar americano). Este estudo também avaliou os custos totais do ônus da SRC na Guiana
pelo período de 1992 a 1997 como $ 1.9 milhões (K. Kandola e M. Collins-Harris), dados não
publicados, 1997). O Ministério da Saúde de Jamaica estimou que os custos diretos
associados com a assistência de uma criança com SRC poderiam ser da ordem de $ 13.483
por ano (M. Robinson e H. Chase, dados não publicados, 1997). O Ministério da Saúde de
Barbados determinou que o custo estimado de assistência por criança com SRC foi
aproximadamente de $50.000 (R. Kommu e H. Chase, dados não publicados, 1997). Também
constatou-se que na ausência de quaisquer iniciativas adicionais de vacinação, 105 casos de
SRC poderão ocorrer potencialmente durante o período de 1997 até 2012, resultando em
custos adicional por toda a vida de $5.2 milhões, comparados com um custo de $1.1 milhão
para uma iniciativa de erradicação.
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Além disso, os dados gerados pelo estudo de custo realizado por cada delegação do país
participante do 14º Encontro de Gerentes do Programa Ampliado de Imunizações do Caribe
em 1997 indicaram que as campanhas em massa com vacina contendo o componente da
rubéola para eliminar o vírus da rubéola e SRC poderia elevar muito o custo-benefício na
maioria dos países do Caribe.
Para o Caribe de Língua Inglesa e Suriname, estimou-se que mesmo com as estratégias atuais
em alguns dos países, um total de 1.500 casos de SRC ocorrerão durante os próximos 15 anos.
Durante este período, os países que já utilizam vacina contendo o componente rubéola
experimentarão impacto limitado de suas estratégias existentes. As despesas com reabilitação