Aprova Brasil, o direito de aprender
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4. Quadro de ‘boas práticas’: onde o pesquisador anotava três destaques
de cada uma das escolas visitadas, com descrição e justicativa.
Passo a passo da pesquisa
• Denição do Índice de Efeito Escola pelas equipes do MEC, Inep e UNICEF
• Aplicação do Índice à base de dados da Prova Brasil
• Seleção das 36 escolas a serem visitadas
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• Seleção dos 12 pesquisadores
• Capacitação dos pesquisadores
• Pesquisa de campo: visita dos pesquisadores às escolas
• Reunião dos pesquisadores: entrega dos cadernos de campo, troca de
impressões, idéias, experiências
• Análise dos relatórios e das respostas à pergunta central
• Análise dos resultados gerais e dos achados da pesquisa
Dois dias de reunião de capacitação. Os pesquisadores, entre eles,
cientistas políticos, pedagogos, antropólogos, apresentam-se, conhe-
cem-se e conhecem o caderno de campo. A orientação mais impor-
tante que recebem: “abram os olhos e os ouvidos, vocês precisam
conhecer rápida e amplamente as escolas”. Para ajudá-los nessa tarefa,
três textos serviram de base: o poema Amor bastante, de Paulo Lemin-
ski (1991); a história do folclore hindu sobre os cegos e o elefante; e
trecho do texto de Leonardo Boff (1999), Todo ponto de vista é a vista
de um ponto (para conhecer a íntegra do texto do folclore hindu e o
trecho de Boff, veja em Anexos).
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No processo deste estudo, foram visitadas 36 escolas, mas em três delas foram identicadas práti-
cas de seleção para ingresso. Como isso estabeleceria um diferencial importante em relação às outras
escolas, essas três escolas não foram analisadas para efeito deste estudo.
O QUE É A PROVA BRASIL?
Promovida pelo Inep/Mec em 2005, a Prova Brasil é a primeira
avaliação em caráter universal realizada nas escolas públicas. Partici-
param escolas em áreas urbanas e com mais de trinta alunos na séria
avaliada, que oferecem a 1ª fase e/ou a 2ª fase do Ensino Fundamental.
Em novembro de 2005, foram aplicadas provas aos alunos de 4ª e 8ª
série com o objetivo de avaliar o desempenho em língua portuguesa
(leitura) e matemática, por escola.
No total, realizaram a prova 3.306.378 alunos de 40.290 escolas
localizadas em 5.398 municípios de todas as regiões brasileiras.
Essa avaliação em caratér universal permitiu, pela primeira vez, a
divulgação dos resultados por unidade escolar.
Para o Ministério da Educação, com os resultados obtidos pelas
escolas na Prova Brasil, gestores, dirigentes escolares e a sociedade em
geral podem mobilizar-se em busca de melhorias no ensino, a partir
do conhecimento do desempenho de cada uma das escolas do seu
Estado, município, rede escolar. Conhecendo o desempenho de seus
alunos, a comunidade escolar, os professores e dirigentes passam a ter
maior responsabilidade em relação ao aprender de cada criança.
Os resultados do Prova Brasil serviram de base para o estudo
Aprova Brasil, o direito de aprender.
Para mais informações sobre a Prova Brasil:
http://www.inep.gov.br/basica/saeb/anresc.htm
AMOR BASTANTE
Paula Leminski
Quando eu vi você
Tive uma idéia brilhante
Foi como se eu olhasse
De dentro de um diamante
E meu olho ganhasse
Mil faces num só instante.
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