I. INTRODUÇÃO
Constata-se a existência, no território nacional, de um certo
número de serviços e programas de estimulação precoce implantados,
principalmente, nas instituições que atendem crianças com
necessidades especiais. Apesar de sua significação positiva, essas
iniciativas são isoladas e organizadas de maneira substancialmente
diversa, mostrando a necessidade de se coordená-las e de se
redimensioná-las. Torna-se premente a necessidade de uniformizar
seus princípios e definir sua abrangência, sempre considerando a
variabilidade que deva existir na sua estrutura e dinâmica. Devem-
se prover serviços, de diretrizes, normas e procedimentos que
norteiam suas atividades conforme os progressos científicos e
tecnológicos relativos à estimulação precoce, em função das
necessidades regionais. Tudo com a finalidade de proporcionar à
criança atendida o melhor desenvolvimento possivel e também de
facilitar o intercâmbio e atualização de idéias, de processos e de
resultados obtidos em tais programas.
Como complemento a essas iniciativas, denota-se a existência
de condições propícias para a ampliação da rede desses serviços nas
instituições que atendem qualquer tipo de criança, como são as
creches, escolas maternais, postos de saúde, etc. Nesses serviços
observa-se que existe a tendência de incluir, nos seus programas, o
atendimento a crianças com necessidades especiais.
De maneira geral, percebe-se um crescente esclarecimento e
um envolvimento progressivo da comunidade na busca de
atendimento precoce, de zero a três anos de idade, para crianças
com necessidades especiais. Aconselhava-se a educação especial bem
mais tarde, isto é, quando a criança atingia a idade de sete a oito
anos, face às suas dificuldades de adaptação escolar. Por outro lado,
a existência, no País, de órgãos públicos federais, estaduais e
municipais e de um considerável número de associações em prol das
pessoas portadoras de necessidades especiais permite facilitar a
implantação e desenvolvimento dos referidos programas.
Apesar de essas condições serem favoráveis para o
desenvolvimento de ações pertinentes, fica patente a necessidade de
um melhor preparo de pessoal especializado nesse campo, afim de