P : Uma delas foi essa do projeto de , é , de newsproaram que eles
tinham que gravar. Vamos ver se eu lembro de todos os detalhes, porque
todas as etapas eu fiz questão de relacionar com o computador. Então, a
1
a
etapa, além do warm-up, que você faz em classe para saber que tipo de
notícias eles gostam ou então que tipo de notícias estão acontecendo
agora, aí você leva eles para o computador, então essa 1
a
parte é uma
parte de pesquisa, mais de busca. Eles vão lá, e, basicamente você pode
direcioná-los para determinados sites, por exemplo, CNN e New York
Times, que são fáceis de acesso e aí eles pegam as notícias ou que você
relacionou na sala de aula ou então que eles querem, mas sempre tendo
em vista que eles vão fazer um newsprociram com aquelas notícias. Aí, eles
voltam para a classe é, e , vamos ver se eu lembro, é , e aí eles voltam para
a classe e eles começam a discutir a respeito do assunto. Em casa, eles
podem fazer um resumo e nesse resumo eles começam a se comunicar por
e-mail, eu inclui isso também como parte do computador.
A : E esse e-mail é o particular, pessoal deles , ou a escola fornece
um?
P : Não, deles. Deles e comigo, o professor. Então eu fico aberto a
receber as sugestões deles e a passar as correções e tudo o mais para
agilizar esse processo, para que eles não fiquem de uma aula para outra. Já
na próxima aula , eles teriam, ou então uma aula que você determine, eles
já teriam feito esse sumário aí, juntamente com a correção do professor,
então, e aí, você garante que eles estão comunicando, via e-mail, em
inglês, porque você mediando, você consegue saber se eles, se a
comunicação gue eles estão fazendo entre si e. logicamente, com o
professor, é, uh. eles estão usando a língua, né , escrevendo em inglês.
A : Então, tudo o que eles escrevem eles mandam com cópia para
você, necessariamente ou não ? Mandam só o que querem para você ?
P : Basicamente é o resumo, uh, e aí eu corrijo e devolvo para eles,
eles imprimem e trazem para a classe ou o próprio professor pode fazer
isso. Depois, é, eles podem utilizar o Word, se eles quiserem, se o professor
assim achar correto e tal, leva para o pessoal na próxima aula, para o Word,
e aí eles começam a redigir, a organizar, melhor dizendo, o jornal.
A : Seria o scrípt ?
P : Exatamente.
A: E aí a parte final ?
P: A parte final é a gravação, que pode ser com a web-cam
também, é, a web-cam, porque necessariamente o que eu escrevi existem
várias, uh, teorias de, de, da lingüística de língua inglesa que eu embuti, do
por quê disso e não daquilo. Por exemplo, no caso da web-cam, qual é a
vantagem da web-cam em relação a uma câmera de vídeo normal? A web-
cam, ela é mais reservada, então é uma coisa mais de frente para a própria
pessoa que está gravando, então a gente chama de affective-filter, então o
affective-filter do aluno cai, então ele não fica tão ansioso, né. O affective-
filter envolveria essa coisa de ansiedade e tudo o mais. Então você lower
the affective-filter e [...] e aí eles já baixam a bola, já fazem com mais
tranqüilidade e produzem melhor, porque não estando tão nervosos, eles
produzem melhor. Outra vantagem é que eles vêem na hora o resultado, às
vezes, na fita de vídeo você tem que por no vídeo-cassete, no adaptador,
ou então não tem disponível na hora e tal. E no caso da web-cam na hora
eles podem se ver, podem se corrigir e tudo o mais. Nesse sentido, o
professor logicamente tem que ter conhecimento do uso da web-cam. Aí,
finalmente, se o professor quiser, ele faz a página de divulgação na Internet.
Nesse relato, Paulo evidencia os traços conceituais de um projeto: objetivo
pertinente; busca de prática significativa do idioma; consideração da expectativa e
potencialidade dos alunos no momento em que dá a chance de o aluno escolher o