18
elementos lingüísticos, relações, pensamentos e afetos que estão
a seu redor e responde a eles de acordo com seu potencial
humano. Nessa interação, entram suas habilidades cognitivas,
de atenção, percepção, memória, imaginação e outras. Os
conhecimentos que adquire nessa ação
eu
versus
ambiente
permitem-lhe desenvolver suas capacidades de pensar e agir
no mundo físico e social.
Para as crianças com deficiência múltipla, esses
pressupostos são todos válidos. É importante oportunizar-lhes
uma interação rica com o ambiente, proporcionando-lhes, o mais
cedo possível, contatos sociais com seus pares, com os adultos,
com os objetos e situações, de modo a compreender e aprimorar
sua realidade e o desejo de participar. Desse modo, a criança
só se desenvolve porque aprende.
Não se pode ignorar que a criança com múltipla
deficiência apresenta limitações nessa interação com o
ambiente. Suas condições individuais de desenvolvimento,
aprendizagens anteriores, disposição atitudinal, capacidades
cognitivas, entre outras, são elementos essenciais para aprender
o novo e produzir conhecimentos.
Por essa razão, é de suma importância que essas
crianças recebam atendimento adequado para reduzir os efeitos
de suas deficiências e prevenir o aparecimento de outras que
possam ir associando-se às já existentes. Enquanto isso, todos
os aspectos de interação e participação previstos
genericamente para o desenvolvimento das crianças e que foram
até aqui analisados, devem ser considerados e aplicados em
sua experiência de aprendizagem.
Na fase dos quatros a seis anos, as crianças já
conquistaram muita independência de movimentos, podendo
correr, saltar, subir, pular, atirar os objetos, alcançá-los, etc. O
domínio adquirido da linguagem oferece muitas oportunidades
de trocas sociais com adultos e companheiros. Desse modo, têm
a sua disposição um campo vasto de atividades. Podem agir no
ambiente de forma mais independente, explorar e alcançar novas
descobertas e aprimorar suas habilidades sociais.
A formação do auto-conceito tem lugar privilegiado
nesse faixa etária. Com base nas observações de suas próprias