Considerações sobre o cálculo da margem de contribuição: uma proposta para inclusão do custo de reposição e
do custo de oportunidade
A partir disso, faz-se necessário o entendimento do conceito de margem de
contribuição. De maneira simplificada, margem de contribuição significa o quanto cada
produto contribui em valores monetários para a manutenção da empresa e para a formação do
resultado. O entendimento parece simples, pois não é necessário ser um grande conhecedor
das áreas de contabilidade de custos, contabilidade gerencial, administração estratégica etc, o
que torna a margem de contribuição um indicador que poderá ser utilizado por empresas de
qualquer porte, devido a sua fundamental importância para o gerenciamento das atividades,
destacando, principalmente, as atividades comerciais.
De acordo com Passarelli e Bomfim (2003, p.210) “a análise marginal é uma das
principais técnicas da gerência financeira, para a tomada de decisões”.
O principal interesse situa-se justamente na obtenção desta contribuição, considerando
os fatores relacionados com custos de reposição e custos de oportunidade, por se entender que
o verdadeiro resultado para fins decisórios só poderá ser obtido caso se leve em consideração
esses dois elementos. Para tanto, é necessário que o gestor tenha conhecimento dos gastos
existentes e da maneira como eles se comportam em relação aos volumes de atividades, além
de um conhecimento básico sobre os custos, fator determinante para aplicação e entendimento
daquilo que se pretende neste artigo.
Como o objetivo deste trabalho é demonstrar a utilidade da margem de contribuição de
cada produto ou mercadoria, levando em consideração o custo de reposição e o custo de
oportunidade, a discussão pretende conduzir à conclusão de que para uma gestão adequada
necessita-se repensar as formas de obtenção do resultado.
Dadas essas condições, o tema se reveste de importância, pois servirá de suporte para a
tomada de decisões na gestão de produtos ou mercadorias, nos quesitos preço de venda,
quantidade vendida e custos de produção ou aquisição.
A estrutura deste trabalho compreende, após esta introdução, a base conceitual que dá
sustentação à temática; em seguida, será discutido o custo de reposição, será dado um
exemplo de margem de contribuição sob a ótica do custo de reposição, e será feita, ainda, a
incursão da margem de contribuição aliada ao conceito de custo de oportunidade.
1
Contabilista e professor de contabilidade da UNISUL, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Produção – UFSC,
09/03/05
Revista de Ciências da Administração – v.6, n.11, jan/jul 2004 2