P.II e IV: Os professores orientaram
as AEH por meio de enunciados
explicativos disponibilizados nas
próprias ferramentas de atividade do
Moodle, envio de arquivo único e
wiki, respectivamente.
A. II e IV: As dúvidas dos estudantes
nas AEH também foram sanadas por
meio de troca de mensagens (correio
eletrônico) via Moodle.
A.V: Após o acesso livre dos
estudantes à rede conceitual
hipermidiática, os professores
orientaram, na aula presencial, a
navegação na referida rede, que foi
mostrada por meio do equipamento
de datashow, a fim de problematizar
os conceitos abordados na mesma.
A.I, III e IV: A maioria dos estudantes
não apresentaram dificuldades para
interatuarem no Moodle, uma vez
que muitos deles já tiveram outras
disciplinas mediadas por esse
ambiente. Além disso, a interface
desse ambiente é bem acessível e
há uma barra de navegação que
evita o sentimento de “perdidos”
nesse AVEA.
A.II: Um estudante, residente na
Casa do Estudante Universitário da
UFSM, entrou em contato com o
professor, por mensagem, porque
não conseguia acessar o artigo de
Coutinho (2005) no Moodle, porque,
na universidade, estava sem acesso
externo à Internet. Segundo ele,
apenas funcionavam as páginas
internas da UFSM. Logo, como
havíamos disponibilizado somente o
endereço online (virtualmente) de tal
artigo, ele não conseguia visualizá-lo
para poder fazer a atividade
proposta.
hipermidiática em que foi
apresentado os diferentes contextos
que ocorre o processo de eletrização.
A.V: Alguns estudantes acessaram a
rede conceitual hipermidiática antes
e outros depois do encontro
presencial e navegaram livremente
pelos conceitos da rede e respectiva
problematização, o que proporcionou
o desenvolvimento da flexibilidade
cognitiva.
A.I-V: Disponibilizar
antecipadamente as AEH, que foram
implementadas nas aulas, foi
importante para o desenvolvimento
da flexibilidade cognitiva dos
discentes, visto que eles acessaram
o material hipermidiático, de acordo
com a própria necessidade.
(3) TEMA
(A3)
A.I-V: Os docentes observaram que
a integração hipermidiática das TIC
livres nas AE mediadas pelo Moodle
propiciaram uma nova forma de
apresentação do conteúdo escolar,
integrando-o a uma ou mais de uma
atividade. Isso permitiu a ampliação
da representação do conteúdo
escolar em diferentes linguagens e
contextos por meio de links.
(B3)
A.I e III: No wiki da disciplina, no
Moodle, cada estudante postou sua
contribuição sem interagir (colaborar)
com a produção do outro colega.
A.IV: A partir da ação diretiva
docente, os estudantes começaram a
interagir mais no desenvolvimento da
produção mediada pelo wiki da
disciplina, no Moodle, ao produzirem
colaborativamente um texto mais
hipermidiático.
(C3)
A.I, III e V: Integrou-se
hipermidiaticamente as TIC, nas AE
mediadas pelo Moodle, ao
disponibilizar o conteúdo escolar em
diferentes situações, por meio de
diferentes linguagens e ao relacionar
tal conteúdo (recurso no Moodle) a
uma atividade, em que os estudantes
pudessem aplicar os conceitos que
foram problematizados em aula. Isso
potencializou a interação dialógico-
problematizadora no processo
ensino-aprendizagem.
(D3)
A.I, III e V: A “navegação” nos OEH
(portais do professor, do Banco
Internacional de Objetos
Educacionais e do Rived, bem como
do OEH, Eletrize seu conhecimento),
e da rede conceitual hipermidiática,
disponibilizados no Moodle da
disciplina DCG, possibilitou a
problematização dos conceitos
abordados em aula, em diferentes
situações.
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