poder público, criando pontos de acesso à Internet em praticamente todas as cidades
matogrossenses. Causando um indesejável crescimento no custo de acesso dessas instituições
educacionais ou inviabilizando o planejamento de projetos calcados na Internet.
Hoje, inúmeras escolas públicas e privadas possuem acesso à Internet através dos
provedores de acesso, contratados com recursos próprios e excluídos do sistema de tarifas
reduzidas criado pelo Ministério das Comunicações, em vigor desde 1995. É comum
encontrar professores conectados à rede, através de conta pessoal, onerando
desnecessariamente o orçamento familiar desses profissionais. Isso se configura num descaso
irresponsável do poder público em todos os níveis, afinal uma tecnologia nascida no mundo
acadêmico e atualmente disponível a qualquer cidadão, deveria estar presente nas escolas
tanto para uso pedagógico, como para a atualização do profissional da Educação, através de
uma rede específica para tais finalidades.
O presente trabalho de pesquisa estuda a viabilidade do emprego de uma rede mundial
de computadores, a Internet, como instrumento didático-pedagógico no processo de ensino-
aprendizagem de formação continuada dos professores, num recorte que delimita a
investigação à Extensão Universitária prioritariamente, sem descartar a possibilidade de
oferecimento da graduação e pós-graduação nessa mídia.
A primeira etapa do trabalho busca a caracterização do problema que se pretende
investigar, interessando como se dá o uso pedagógico da Internet na Educação
Continuada, tomando-se por base a participação de um grupo de professores-
voluntários da rede escolar municipal de Primavera do Leste-MT. Baseado nessa
experiência inicial, buscar-se-á proposições de modelos que melhor se ajustem à
realidade do Mato Grosso, estudando os vários aspectos ou faces que o problema
apresenta: técnico, financeiro e pedagógico.
O uso das redes de computadores na Educação Continuada é uma grande interrogação,
tanto no Brasil como no exterior, sendo objeto de inúmeras investigações na busca de
ambientes adequados, composto dos diversos serviços oferecidos pela Internet, capazes de
estimular diferentes sentidos do estudante e adequar o processo de aprendizagem
significativa. O presente estudo tem como base teórica uma dessas investigações, o modelo
proposto pela Doutora Judi Harris, do Departamento de Currículo e Ensino, da Universidade
do Texas, em Austin, Texas/USA, já adaptado e implantado por universidades canadenses
(Harris, 1995).
Como o referencial teórico da pesquisa possui três abordagens convergentes, iniciou-
se a revisão da bibliografia pela Educação à Distância, buscando suas origens, tipologia,
formas de emprego e estudo de algumas experiências nessa modalidade de ensino. Em
seguida, o trabalho de revisão concentrou-se na Educação Continuada, aprofundando o
estudo na constante atualização do professor.
Finalmente, o referencial teórico é encerrado pelo estudo da Internet na Educação,
conduzindo o estudo de um contexto tecnológico mais amplo para o objeto particular da
pesquisa. A literatura mostra que os recursos tecnológicos hoje disponíveis podem dar suporte
a uma nova forma de Educação Continuada que quebre o isolamento dos professores em
atividade na Educação Básica, apoiando mudanças que podem conduzir a um novo paradigma
educacional, em contraposição ao processo tradicional de ensino presencial.
Dessa revisão é possível constatar que o uso da Internet na Educação possui um
potencial favorável, podendo se revestir de eficiência e eficácia, desde que aproveite
experiências anteriores da Educação à Distância em outras mídias e da Informática Educativa.
Aspecto importante do estudo é o entendimento do professor em atividade como
grande responsável pelos resultados do processo educacional. Devendo ter papel ativo na
construção do seu próprio conhecimento e no desenvolvimento de seus mecanismos de busca
do saber, de maneira regular e automotivada.