A influência das pesquisas de opinião pública no processo eleitoral brasileiro
Danilo Freire Pires
Resumo
Quando se inicia o frenesi por cargos eletivos, o horário gratuito de propaganda eleitoral
desempenha um papel fundamental no processo de decisão do voto. Sendo assim, esse estudo
procura verificar a formação e o comportamento político do sistema partidário brasileiro e suas
relações com o processo eleitoral, além de se examinar como os eleitores processam as
mensagens políticas divulgadas pela mídia.
Inegavelmente a mídia interfere na governabilidade, apesar de não dispor da legítima
representatividade das urnas. Há um complexo entrelaçamento recíproco entre os meios de
comunicação e o campo político, e que pretende ser uma introdução teórica ao presente tema, além
de estimular novos estudos, almejando incitar a mediação entre a esfera da comunicação e a
política neste século XXI.
Palavras-chave: comportamento, eleição, mídia, política, voto.
Abstract
When the frenzy begins for elective positions, the free schedule of electoral spreading plays a
fundamental part in the process of decision of the vote. Being like this, that study search to verify the
formation and the political behavior of the brazilian supporting system and their relationships with the
electoral process, besides examining as the voters they process the political messages published by
the media.
Undeniably the media interferes in the governbility, in spite of not disposing of the legitimate
representativeness. There is a compound interlacement between the communication means and the
political field, and intends to be a theoretical introduction to the present fears, besides stimulating
new studies, longing for to incite the mediation between the sphere of the communication and the
politics on this century XXI.
Keywords: behavior, election, media, politics, vote.
Licença:
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<dc:title>A influência das pesquisas de opinião pública no processo eleitoral brasileiro</dc:title>
<dc:date>2006</dc:date>
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