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Ideologicamente abolicionista e republicano, Coelho Neto, lado a lado com
JosédoPatrocínio,tributouesforçosà“causadaLiberdade”-adosescravoseada
Pátria – colaborando, paraisso, nojornal “Gazeta da Tarde”, “Gazeta do Rio”, do
próprio José do Patrocínio, e “Diário de Notícias”, de Rui Barbosa (COELHO
NETTO,P.,1942,p.23).Daíemdiante,assumiuosjornaiscomoprincipaismeios
deproduçãode seuideário,fosseelepolítico-socialoupoético.Em 1890casa-se
comd.MariaGabriellaBrandão(donaGaby),musaecompanheiraqueoajudouno
cultodeumaboêmiadecunhomais“familiar”
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Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras
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, cuja cadeira de
númerodoistevecomopatronoÁlvaresdeAzevedo.Exerceufunçõesjuntoasua
presidênciaem1926sendo,doisanosapós,consagradopelovotocríticoepopular
derevistasliteráriascomoo“PríncipedosProsadoresBrasileiros”.Em1932,tevea
candidatura oficial ao Prêmio Nobel de Literatura aclamada pela Academia,
demarcando a nossa história literária nesse sentido “pela primeira e única vez”
(SILVA,2006,p.44).
Os títulos recebidos
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ou aos quais foi indicado revelam o mérito desse
em 1843 por Adolphe D'Ennery et Grangé que diz: “Entendo por boêmios essa classe de
indivíduoscujaexistênciaéumproblema,cujacondiçãoéummito,cujafortunaéumenigma,que
não têm nenhuma moradia estável, nenhum abrigo reconhecido, que não se acham em parte
alguma e que encontramos por toda parte! Que não têm uma só situação e que exercem
cinqüenta profissões […] ricos hoje, esfaimados amanhã [...]”. Percebe-se bastante de Coelho
Netonadescriçãodesse“enigma”.
38DonaGabyfoiagentilanfitriãdofamoso“SalãodaruadoRozo”,acasaondeelaeCoelhoNeto
viviamerecebiamrepresentantesdaculturabrasileiraeestrangeira,emgeral,paraqueaboêmia
pudessesercontinuada, emambientemais“familiar”.Avariedadeartísticaquelásereuniaera
abrangente, de modo a formar um quadro de frequentadores composto por músicos, pintores,
escultores,mestres ealunosde BelasArtes. O“Salãode Coelho Neto”,como ficou conhecido,
possuíaumanaturezasem“tomafetadoeesnobe”,eeracaracterizadoatémesmopor“umacerta
sem-cerimônia”,estandoabertoa“todomundo”(BROCA,2005,p.62/3).Opiniãodiferenterevela
JeffreyNeedellemseu cuidadosoestudosobreabelleépoquetropical emrelaçãoaosalãode
CoelhoNeto;ohistoriadorpontuaque“[...]osalãodeCoelhoNetodemonstracomoaculturaea
sociedade de elite estavam […] estreitamente interligadas” (NEEDELL, 1993, p. 238) - pela
assertiva de Brito Broca, tem-se a ideia que a composição do salão não estava unicamente
vinculadaà“elite”.
39NaspalavrasdePereiradeCarvalho,1915,“emrelaçãoàAcademia,podemosaplicaraCoelho
Nettoafraseinglesa tãoprecisa na bela concisão: Theright man in theright place.(Ohomem
certo,nolugarcerto,nossatradução).
40Otítulode“PríncipedosProsadoresBrasileiros”foiganhoporCoelhoNetoemtrêsoportunidades,
em concursos realizados por trêsrevistas de suma importância para o mundo literário da belle
époque:“Fon-fon”,“Phoenix”e“OMalho”,entre1925e1928.Nesseaspecto,éimportanteterem
contaaaceitaçãodeCoelhoNetojuntoacomissõesdeescritorese,igualmente,juntoaopúblico
leitor(sóaconsideraçãodavotaçãopopularnarevista“Fon-Fon”,porexemplo,19.556votos,já
expressa o lugar que Coelho Neto ocupava junto ao universo da recepção literária da época)
(COELHONETO,P.,1942,p.75).