72
Cabe decir que la asimilación de los conceptos científicos se apoya en los
conceptos elaborados durante el proceso de la propia experiencia del niño
[...]. [...] el dominio del sistema de los conceptos científicos presupone la
existencia de un tejido conceptual ya elaborado, que se desarrolla mediante
la actividad espontánea del pensamiento [...] (VIGOTSKI, 1995, p. 199).
Mais especificamente em relação ao desenvolvimento dos conceitos
científicos, estes se constituem em três estágios (VIGOTSKI, 2001)
18
. Esses estágios
possuem várias fases, no entanto, nos deteremos apenas na discussão dos estágios
de uma forma geral. O primeiro estágio, o mais incipiente, pressupõe uma extensão
difusa e não direcionada da palavra, muitas vezes chamado de pensamento
sincrético. Nesta fase de desenvolvimento
[…] el significado de la palabra no está completamente definido, es un
conglomerado informe y sincrético de elementos individuales que, en las
ideas y las percepciones del niño, están de algún modo relacionados entre
si en una imagen (VIGOTSKI, 1995, p. 135-13).
O segundo estágio é o pensamento por complexos. Esse estágio é repleto de
abstrações fracas, vinculadas às experiências imediatas, sendo extremamente
instáveis. Não está no plano do pensamento lógico-abstrato, mas do real-concreto,
no entanto, constitui a base para as generalizações. Essa característica não está
vinculada somente às crianças, “a linguagem dos adultos também está cheia de
resíduos do pensamento por complexos” (VIGOTSKI, 2001, p. 180).
O terceiro e último estágio é o pensamento por conceitos, ou conceitos
verdadeiros. Esse estágio está repleto de abstrações e generalizações. O indivíduo
consegue aplicar uma palavra em diversos contextos e em situações complexas
como já discutido anteriormente. Cabe ressaltar que
Al describir la tercera y última fase del desarrollo del pensamiento infantil,
hemos de decir que de hecho las primeras etapas de esta fase no suceden
cronológicamente e la culminación del pensamiento en complejos. De
hecho, hemos visto que las formas superiores del pensamiento en
complejos, los denominados pseudoconceptos, constituyen una forma de
transición que se da también con frecuencia en nuestro pensamiento
cotidiano. Estas formas de pensamiento en complejos, estos
pseudoconceptos, se apoyan en el lenguaje cotidiano (VIGOTSKI, 1995, p.
165).
18
Vigotski em seus estudos se refere à formação dos conceitos na infância. No entanto,
frequentemente afirma que os estágios e características do desenvolvimento dos conceitos podem
ser verificados na idade adulta, principalmente se o indivíduo não recebeu estímulos externos, como
por exemplo, a escolarização, cujo objetivo é desenvolver os conceitos científicos. Dessa forma, em
nossas análises utilizamos sua teoria para estudar o desenvolvimento dos conceitos no público de
jovens e adultos.