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evangélicas, em especial à batista
, com exceção da ênfase na atualidade e literalidade das
manifestações do poder de Deus, através do Batismo com o Espírito Santo, glossolalia, dons
espirituais, exorcismos, etc. Os demais pontos, como a expectativa do retorno iminente de
Cristo, a ênfase em missões e na santificação, a eclesiologia, já são bastante conhecidos nos
meios acadêmicos e tem sua origem em períodos anteriores ao surgimento do pentecostalismo
moderno
. De qualquer forma, se pudéssemos falar numa "identidade pentecostal" ou, mais
especificamente, numa identidade da AD, tais temas teológicos não poderiam faltar, pois
estão de tal forma presentes no discurso, pregação e reflexão teológica dessa denominação
que é quase impossível pensar nela sem lembrar-se deles
. Além disso, pode-se afirmar que
essas doutrinas têm uma hermenêutica bastante particular no pentecostalismo, por estarem
inter-relacionadas com a ênfase no batismo com o Espírito Santo, como já explicado acima.
Por fim, assuntos como escatologia, santificação e guerra espiritual, dada a forte ênfase que
possuem no imaginário pentecostal
, podem servir como pontes fundamentais para a
fundamentação de um discurso, teologia e atividade pública da AD e do crente assembleiano.
Passa-se agora à apresentação dos temas selecionados.
O que pode ser confirmado pela análise da declaração doutrinária da Convenção Batista Brasileira, disponível
em http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=15&limitstart=8.
Acessado em 15/07/2010.
ARAÚJO, 2007, p. 586-596.
É comum encontrar artigos no Mensageiro da Paz criticando os movimentos neopentecostais e suas práticas,
na medida em que estes abandonariam estas doutrinas básicas, em especial as ênfases na santificação e na
segunda vinda de Cristo, trocadas por modismos e pelo materialismo da teologia da prosperidade.
MENSAGEIRO DA PAZ. Deturpações do pentecostalismo se popularizam e preocupam. Rio de Janeiro:
CPAD, ano 79, n. 1487, abril de 2009, p. 04, 05; CABRAL, Elienai. Pseudopentecostalismo (1
a
parte).
Mensageiro da Paz, Rio de Janeiro: CPAD, ano 79, n. 1490, julho de 2009, p. 21; GONÇALVES, José.
Cuidado com o pós-pentecostalismo. Mensageiro da Paz, Rio de Janeiro: CPAD, ano 79, n. 1491, agosto de
2009, p. 21; ALVES, Ailton José. Crise de comportamento no pentecostalismo. Mensageiro da Paz, Rio de
Janeiro: CPAD, ano 79, n. 1492, setembro de 2009, p. 21.
Neste sentido, cita-se alguns artigos do Mensageiro da Paz: CABRAL, Elienai. A autenticidade do testemunho
cristão. Mensageiro da Paz, Rio de Janeiro: CPAD, ano 79, n. 1487, abril de 2009, p. 25; SANTOS, José
Antonio dos. O arrebatamento da igreja, a ressurreição dos justos e o milênio. Mensageiro da Paz, Rio de
Janeiro: CPAD, ano 79, n. 1490, julho de 2009, p. 25; ALVES, Eduardo Leandro. Não nos deixemos levar
pelos padrões comportamentais do mundo. Mensageiro da Paz, Rio de Janeiro, CPAD, ano 79, n. 1489, junho
de 2009, p. 25; MENSAGEIRO DA PAZ. Ênfase no ensino dos valores bíblicos contra a flexibilização
moral. Rio de Janeiro: CPAD, ano 79, n. 1491, agosto de 2009; MENSAGEIRO DA PAZ. O evangelho é o
poder de Deus para a salvação e para realizar milagres. Rio de Janeiro: CPAD, ano 79, n. 1492, setembro
de 2009, p. 11.