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1.3DosparesdeKoyré
Analisandoas narrativasde Alexandre Koyré, pode‐se apontarautores que
descreveram as revoluções científicas de modo semelhante, como é o caso de Hebert
Butterfield ou Rupert Hall. Para esses autores, assim como para Koyré, a revolução
científicadoséculoXVIIimplicavaemnovos“enfoquesmentais”,emuma“transposição
mental” (BUTTERFIELD, 1958) ou, ainda, uma nova “atitude” frente a ciência (HALL,
1988).
Defato,aconcepçãodeuma“revoluçãocientífica”comosendoumaalteração
ampla,entrelaçandociênciaefilosofia,foimuitodifundidaapartirdostrabalhosde
Koyré.Contudo,éimportantelembrarque,concomitantemente,noiníciodoséculoXX,
outras formas de entender o desenvolvimento científico foram criadas. Além das
concepções desenvolvidas pelo Círculo de Viena,
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a Sociologia também apresentou
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Questionamentostrazidos pelos novosares do século XX, pelas transformaçõeseconômicas(como a
consolidaçãoeasrecorrentescrisesdocapitalismo),políticas(comoasnovasorganizaçõespósPrimeira
GuerraMundialouarevoluçãorussade1917),sociais(comoofeminismo)ecientíficas(comoateoriada
relatividade)eportodagamadeincertezasetransformações,motivaramumgrupoformadoporfilósofos
ecientistasquepassaramasereuniremumcafévienense,nadécadade1920.Astendênciasempíricasda
ciência, sobretudo da então nova Física einsteiniana, eram relacionas,namedidadopossível,comas
concepções filosóficas da época a fim de eliminar as possíveis concepções falsas, não verificáveis
empiricamente. Em 1922, com o apoio do filósofo alemão Moritz Schlick (1882‐1936), o grupo ganha
espaço e reconhecimento, sobretudo após a realização de um Seminário na Universidade de Viena em
1924. Neste seminário, organizado pelo então acadêmico Schlick, os critérios de obtenção da verdade
científica seguindo os métodos empíricos foram debatidos sob osauspíciosdaquelesqueseriam
considerados os fundadores do grupo: o filósofo Otto Neurath (1882‐1945), o matemático Hans Hahn
(1879‐1934) e ainda, o físico Philipp Frank (1884‐1966). Ainda que não seja possível detectar com
exatidãooiníciodasatividadesdessegrupo,ahistoriografiaapontaparaaimportânciadesseseminário
comoummovimentodefundaçãodoCírculodeViena,chamadoinicialmente(1924)de"ErnstMach".A
rigorosaverificabilidadeempíricanasciênciasnaturais,tesefundamentaldefendidaporMach,podeser
considerada uma importante referência ao pensamento do grupo vienense que, tinha no princípio da
verificabilidadesuatesebasilar.Averificabilidadepermitiaestabelecerrelaçãodiretaentreosignificadoe
verdadedasproposiçõescientíficas.Parasealcançaraverdadecientíficaserianecessária,primeiramente,
umareflexãofilosófica–lógica–sobreosignificadodedeterminadaproposição.Eentão,seaproposição
for provida de significado, partir‐se‐ia para a segunda etapa. Ou seja, posteriormente, verificar‐se‐ia a
veracidadedaproposiçãopelasuaexistênciaounãonomundoempírico.Emresumo,propunham‐seduas
etapasconsecutivaseeliminatóriasparaaclarificaçãodaverdadecientífica:alcançarosignificadoatravés
daanálisefilosóficaealcançaraveracidademedianteinstrumentos empíricos semelhantes àqueles
utilizadosnasciênciasditashards.Nãoporacaso,essegrupovienensetambémfoichamadodeEmpirismo
Lógico, Empirismo Metodológico ou ainda, Neopositivismo. Assim, percebe‐se que, orientados pela
possibilidadedealcançar princípiosde cientificidadeparaasexplicaçõesdomundo,teserecorrenteno
começodoséculoXX,etambém,baseadosemprincípiosdeverificabilidademuitosemelhantesaqueles
defendidos por Mach nas ciênciasnaturais,oCírculodeVienapretendia estabelecer critérios para a
determinação da verdade científica. Para alcançar o conhecimento real, a verdade científica
empiricamente comprovada, esses cientistas‐filósofos promoveram uma campanha antimetafísica. A
unificaçãodasciênciasmedianteapurificaçãolingüísticadeseusenunciadoslivrariaosenunciadosdos