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Este equilíbrio entre a música diegética, os sons naturalistas e a música extra-
diegética de Bye bye Brasil será de vital importância para o sucesso do conjunto
audiovisual do filme, como comenta Claudiney Carrasco:
“Se partirmos do princípio que a trilha musical faz parte dos recursos
articulatórios característicos à dramaturgia do cinema, ela deve, também no que
diz respeito à sua totalidade, ser articulada em função da unidade de ação. Ela
deve possuir características que façam dela um discurso unitário, e não apenas
uma sucessão de passagens musicais sem nenhuma conexão. Ao mesmo tempo,
ela deve contribuir para o estabelecimento, desenvolvimento e conclusão dos
conflitos contidos nesse drama. No filme, enquanto unidade complexa, fechada
em si mesma, tudo o que se vê e se ouve deve estar articulado em função da
lógica e da direcionalidade dramática (ou narrativa). A sua trilha musical deve
contribuir para a caracterização dessa unidade. Vista como um todo, ela deve
possuir coerência e inteligibilidade, tanto internas, quanto em sua relação com o
contexto dramático, pois caso contrário, corre o risco de se assemelhar a uma
“colcha de retalhos”, deixando de cumprir as funções para as quais está destinada
e, inclusive, prejudicando o próprio sentido de unidade do filme”. (CARRASCO,
1993, P. 146).
Esta coesão da narrativa proposta por Carrasco por meio dos recursos articulatórios
inerentes ao discurso cinematográfico é objetivada no filme, sobretudo em seu aspecto
sonoro-musical. Desde a escolha do tema central do filme (a canção Bye bye Brasil), em
que se estabelece a unidade musical durante toda a narrativa fílmica, até as inserções de
canções periféricas que sempre atuarão de forma a acrescentar informações decisivas para o
entendimento e desenvolvimento das personagens e da narrativa (leitmotivs). Ainda é
importante ressaltar a construção sonora advinda dos diálogos e da pista de ruídos em que
todo um pensamento sonoro é constituído.
As canções como leitmotivs
A técnica do leitmotiv consiste na utilização e desenvolvimento de um tema musical
que determina o caráter e a ação de cada uma das personagens ou situações dramáticas, ou
emblemáticas. Este conceito de um “motivo condutor” musical atrelado ao “drama
encenado” criado e desenvolvido por Wagner se tornou posteriormente uma importante