42
resolução prática de problemas (LEITÃO, 2006).
A descrição mais detalhada das habilidades das dimensões de captação e
transformação da experiência podem ser analisadas mais detidamente no quadro 3
a seguir.
ETAPAS DO CICLO DE APRENDIZAGEM PONTOS FORTES NA APRENDIZAGEM
Experiência Concreta (EC)
Enfatiza-se a relação pessoal do estudante com
outras pessoas nas situações diárias. Nessa
etapa, o estudante tende a confiar mais em seus
sentimentos do que em um enfoque sistemático
dos problemas e das situações. Em uma situação
de aprendizagem, o estudante confia mais em
seu critério amplo e em sua capacidade de
adaptação as mudanças
Aprendizagem como resultado dos
Sentimentos
Aprender como resultado de experiências
específicas.
Relacionar-se com as pessoas.
Ser sensível aos sentimentos e às pessoas.
Observação Reflexiva (OR)
São compreendidas as idéias e as situações
provenientes de diferentes pontos de vista. Em
uma situação de aprendizagem, o estudante
confia na paciência, na objetividade e em um
juízo cuidadoso, porém, não toma
necessariamente nenhuma atitude ou ação.
Confia nos próprios pensamentos e sentimentos
para formular opiniões.
Aprendizagem por meio da Observação e da
Audição
Observar cuidadosamente antes de fazer
um juízo.
Ver as coisas de diferentes perspectivas.
Buscar o significado das coisas.
Conceituação Abstrata (CA)
Compreende o uso da lógica e das idéias, mais
que o uso dos sentimentos, para o estudante
compreender os problemas ou as situações. Em
geral, confia na planificação sistemática e
desenvolve teorias e idéias para resolver os
problemas.
Aprendizagem por meio de Raciocínio
Analisar com lógica as idéias.
Planificar sistematicamente.
Atuação baseada na compreensão
intelectual de uma situação.
Experimentação Ativa (EA)
A aprendizagem toma a forma ativa – o
estudante experimenta com a intenção de
influenciar ou modificar situações, e tem um
enfoque prático e um interesse pelo que
realmente funciona, em oposição à mera
observação de uma situação. Aprecia o
cumprimento das coisas e gosta de ver os
resultados de sua influencia e engenhosidade.
Aprendizagem por meio da Ação
Habilidade para cumprir tarefas.
Envolver riscos.
Influenciar pessoas e acontecimentos por
meio da ação.
QUADRO 3 - AS QUATRO ETAPAS DO CICLO DE APRENDIZAGEM E OS SEUS PONTOS
FORTES NA APRENDIZAGEM.
FONTE: CERQUEIRA (2000, p. 87)
Das descrições feitas (quadro 3) sobre Experiência Concreta, Observação
Reflexiva, Conceituação Abstrata e Experimentação Ativa, pode-se concluir que
nenhuma delas descreve completamente o Estilo de Aprendizagem específico de
um estudante, devido ao estilo ser uma combinação desses 4 modos básicos de
aprendizagem (CERQUEIRA, 2000). Dessa forma, Kolb elaborou seu Learning Style
Inventory (LSI) visando obter a combinação dos modos básicos para assim