147
APÊNDICE A – Síntese dos conteúdos trabalhados nas aulas observadas
INSTITUIÇÃO A INSTITUIÇÃO B
Disciplinas
Conteúdos e Metodologias do
Conhecimento (CMC): Língua Portuguesa
I, VI;
Informática aplicada à educação I,
Mediação Didática II e III;
CMC: Ciências Naturais III, IV; V ;
Ética na formação do Educador;
Antropologia Cultural;
Sala de aula;
Sociologia Educacional;
Metodologia de Pesquisa.
Atividade de Integração Pedagógica.
Estudos de Português;
Atividades de Integração Pedagógica;
Estudos de Ciências;
Estudos de Ciências + Estudos de Português;
Estudos de Software Educacional + Estudos de
Matemática;
Educação, Tecnologia e Mediação Pedagógica;
Estudos sobre Educação, Comunicação e
Tecnologia: sociedade da informação e do
conhecimento;
Estudos de Filosofia;
Estudos de Didática;
Estudos de Pesquisas;
Estudos sobre Tecnologia, Mídia e
Comunicação.
Nº. de aulas
observadas
69 h/a 62 h/a
Conteúdos
trabalhados
Literatura nas séries iniciais; a construção
da linguagem oral/escrita pela criança;
aprendendo a acessar internet; criando
email; currículo e a realidade do educando;
o computador nas escolas (relato de
experiências); LDB e currículo; análise de
documentos legais sobre o ensino de
ciências; elaborando planejamentos;
fenômenos químicos e físicos
(experiências); competências a serem
construídas na aula de ciências, introdução
à astronomia – história e evolução dos
conceitos científicos; formação docente e
educação inclusiva; utilizando o power
point na elaboração de atividades,
concepções de educação; o Universo;
Terra; sala de aula e vida contemporânea;
orientação sexual e estudos dos PCNs;
Filme: John Dewey; Autoridade e
autonomia discente; avaliação do livro
didático de Ciências; Sociedade,
discriminação e educação; pedagogia da
autonomia (palestra); investigação
científica; relato de experiências sobre o
estágio; o erro da criança na escola; Engels
e Marx; bioética; análise de sites;
alfabetização, leitura e escrita; análise de
pesquisas; estudos da língua; seminário de
apresentação dos trabalhos de final de
curso.
A construção da língua escrita pela criança;
elaborando projetos de ensino; educação à
distância; relato de experiências do estágio;
vídeo debate entre Paulo Freire e Papert; o uso
da informática no ensino da matemática,
construção de mapa conceitual, análise de site,
conhecendo e construindo um blog; tecnologia
na educação; utilizando software na elaboração
de atividades; orientação de monografia;
seminário de estágio, seminário sobre
alfabetização tecnológica; ética e mídia;
avaliação; estrutura do projeto de pesquisa;
trajetórias profissionais dos pedagogos
(palestra); mídia e comunicação; o uso de
experiências nas aulas de ciências; atividades
teóricas e práticas para o ensino de ciências;
currículo e formação dos professores;
microorganismos; semana científica; frações;
elaborando livros literários em suporte digital.