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favorecer-lhe a aquisição de comportamentos apropriados; pesquisar se os
procedimentos definidos favoreciam a modificação dos comportamentos inapropriados
resultantes de processos complexos de aprendizagem.
Número de páginas: 14
Ano: 2007 (ABPMC); 2008 (SCC)
Critérios Texto Avaliação
Aplicada
“Nas entrevistas psicológicas com os pais foram apresentadas
queixas referentes à falta de controle de D. em relação a tosse, a
revistas espalhadas pelo quarto; a conquistas de seus objetivos ser
atingida ao apresentar comportamentos de insistência e
irritabilidade, levando as pessoas à sua volta a realizarem seus
desejos.” (p. 88 § 1)
+ -
Comportamental
“(...) investigar e descrever as contingências moduladoras do
comportamento autista em um participante do sexo masculino (...)
avaliar se os déficits de condicionamento adequado, devido às
falhas sociais, estariam favorecendo a aprendizagem e manutenção
de repertórios inadequados (...) delinear uma intervenção
terapêutica estruturada (...) pesquisar, ainda, se os referidos
procedimentos, para ele definidos, favoreciam a modificação dos
comportamentos inapropriados resultantes de processos complexos
de aprendizagem.” (p. 84 § 1)
+
Analítica
“Os dados da história clínica de D. apontaram serem seus
comportamentos controlados via o contato direto com as
contingências, posto que seus objetivos, continuamente eram
atingidos ao apresentar comportamentos de insistência, levando as
pessoas à sua volta a realizarem seus desejos.” (p. 93 § 1)
+ -
Tecnológica
Procedimento (p. 85-87): O processo terapêutico compreendeu-se
de cinco fases (Linha de Base: fase de investigação e observação
direta dos comportamentos de D. e de seu ambiente social;
Intervenção I: as sessões com D. , visavam a interação dele com a
terapeuta a partir de aplicações de técnicas e os pais foram
orientados; Programa de férias: foram fornecidas instruções para o
cliente e para os pais; Intervenção II: estabelecer regras e treiná-las;
Avaliação final: analisar com a mãe, o controle dos
comportamentos indesejados e a freqüência de ocorrência dos
novos comportamentos, para posterior delineamento terapêutico) e
foi desenvolvido em duas sessões semanais, com 50 minutos cada.
Foi estabelecido que as sessões seriam intercaladas: uma com o
participante a outra com os pais.” (p. 85 § 2)
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Conceitual
“Retirando Reforço ao Comportamento Desadaptado – Foi
estabelecida com a mãe a retirada do reforço – atenção – diante do
comportamento de D. de intolerância à tosse. A investigação acerca
desse comportamento foi substanciada pela Análise Funcional, que
forneceu o conhecimento sobre a relação funcional entre o
comportamento desadaptado e as contingências ambientais. O
comportamento de D. estava sendo reforçado inadequadamente
pelos pais (...).” (p. 92 § 2)
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Eficaz
“A técnica Estabelecendo Regras, trabalhada com D., bem como as
técnicas: (1) Educação Sobre o Reforço, (2) Punição e (3) Regras;
Texto Teórico Explicativo Sobre Reforço, Punição e Regras; e
Elaborando Regras Escolares, trabalhadas com os pais, parecem ter
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