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lógico-matemático: estimativa, cálculo, pagamento, planejamento de dívidas, etc,
tanto na vida social quanto no trabalho;
2) promova o desenvolvimento simultâneo de competências cognitivas básicas, tais
como: observação, compreensão, argumentação, organização, análise, síntese,
comunicação de idéias matemáticas, planejamento, memorização, intuição, etc, a
fim de que o alfabetizando possa raciocinar matematicamente, fazer abstrações a
partir de situações concretas, organizar, globalizar, representar, calcular
mentalmente, decodificar a linguagem matemática e expressar-se por meio dela;
3) apresente conteúdos adequados à sociedade atual, que possam prover
instrumentos eficazes para a resolução de problemas, especialmente, do dia-a-dia;
4) estimule o uso de variados materiais instrucionais e de equipamentos eletrônicos
de uso cotidiano, como a máquina de calcular;
5) articule efetivamente as áreas de aritmética, álgebra, medidas e geometria, com
situações cotidianas de uso dos conceitos que formaram durante a vida, ou em
situações de trabalho.
Quanto à estrutura editorial e aos aspectos gráfico-editoriais, além de seguir
as orientações contidas no Anexo I, item 2, espera-se que:
1) A obra didática possua leiaute geral convidativo e instigante para o neoleitor;
2) o texto principal esteja impresso em preto e que títulos e subtítulos apresentem-se
numa estrutura hierarquizada, evidenciada por recursos gráficos;
3) o desenho e tamanho da letra, bem como o espaço entre letras, palavras e linhas,
atendam a critérios de legibilidade e estejam adequados aos alfabetizandos jovens e
adultos;
4) os textos mais longos sejam apresentados de forma a não desencorajar a leitura,
lançando-se mão de recursos de descanso visual;
5) o texto e as ilustrações estejam dispostos de forma organizada, dentro de uma
unidade visual; que o projeto gráfico esteja integrado ao conteúdo e não seja
meramente ilustrativo;
6) as ilustrações auxiliem a compreensão e enriqueçam a leitura do texto, devendo
reproduzir adequadamente a diversidade de gênero, de orientação sexual, étnico-
racial, de localidades urbana e rural, não expressando, induzindo ou reforçando
preconceitos e estereótipos. Essas ilustrações devem ser adequadas à finalidade
para as quais foram elaboradas e, dependendo do objetivo, devem ser claras,
precisas, de fácil compreensão, podendo, no entanto, também intrigar,
problematizar, convidar a pensar, despertar a curiosidade, produzir novas e
possíveis inferências sobre os sentidos e ambigüidades do texto;
7) a obra recorra a diferentes linguagens visuais; que as ilustrações de caráter
científico indiquem a proporção dos objetos ou seres representados; que os mapas
tragam legenda segundo convenções cartográficas, indiquem orientação e escala e
apresentem limites definidos;
8) todas as ilustrações estejam acompanhadas dos respectivos créditos, assim como
os gráficos e tabelas tragam os títulos, fonte e data;
9) a parte pós-textual contenha referências bibliográficas, indicação de leituras
complementares e glossário. É fundamental que o glossário não contenha erros
conceituais ou contradições com a parte textual e;
10) o sumário reflita a organização interna da obra e permita a rápida localização
das informações.
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