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deve ser focada nos processos que são estratégicos, terceirizando os processos de apoio e
buscando estabelecer uma estrutura interna enxuta e ágil. A missão, a visão, a finalidade
básica e os elementos estratégicos da empresa devem ser levados em conta para ajudar na
identificação dos processos-chave.
Devido a muitos aspectos analisados pelas empresas no momento de decisão pela
automação, muitas acabam terceirizando seus processos. Desta maneira, surgem novas
oportunidades de negócios para empresas que se especializam em terceirizar serviços a outras,
como usinagem de peças, dobra de tubos e corte e solda de peças.
Muitas empresas descobriram uma alternativa possível para a sobrevivência neste
concorrido mercado: a concentração de esforços na missão da empresa, ou seja, nas
suas principais competências (atividades fins), deixando a cargo de empresas
terceirizadas as atividades acessórias (atividades de meio). Isto levou ao
enxugamento do quadro de funcionários, redução de custos e melhores resultados
para manter-se no mercado (POLL et al, 2006, p. 76
).
Segundo Araújo (2001) as atividades de meio podem ser direcionadas a outras
empresas sem comprometer sua eficiência, sendo que, em muitos casos, até melhorar o
desempenho no que tange a qualidade e competitividade. Ainda complementa, dizendo que a
terceirização é buscar, em empresas externas, a solução para problemas de gestão
organizacional da própria empresa.
Para Mendes (1995), há uma tendência na indústria atual rumo à produção cada vez
mais flexível. As modalidades de organização e o desenvolvimento industrial advindo dos
processos de automação vêm alterando os processos organizacionais. Automação flexível,
flexibilidade das funções e trabalho flexível marcam o processo produtivo. O panorama
brasileiro das empresas se apresenta muito heterogêneo, visto que, setores flexibilizados
convivem, lado a lado, com setores taylorizados
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e/ou fordistas
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. Contudo, diante da
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Taylorizados - Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo
engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração
científica. Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo
resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações
humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam
fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.
(WIKIPÉDIA, 2008)
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Fordistas - Idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor
Company, o Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na
primeira metade do século XX. Uma das principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de
montagem. Ficou famosa a frase de Ford, que dizia que poderiam ser produzidos automóveis de qualquer cor,
desde que fossem pretos. O motivo disto era que com a cor preta, a tinta secava mais rápido e os carros poderiam
ser montados mais rapidamente. (WIKIPÉDIA, 2008)