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do ciclo de vida (hipótese I), existe para o grupo de gerentes experientes, diferença
significativa dos FCS, dependendo da estratégia, ao passo que, no caso de estudantes,
esta diferença só foi significativa quando a comparação ocorre entre a estratégia de
crescimento zero e a estratégia de crescimento de participação no mercado (hipótese
II), existe diferença nos FCS, dependendo do produto, somente para o grupo de
gerentes experientes, mas não para os estudantes (hipótese III) e existe diferença de
percepção de estratégias de crescimento nos dois grupos, provavelmente baseado na
experiência e nos mapas cognitivos que resultam desta experiência (hipótese IV).
O sumário dos resultados (cinco FCS – ordenados por importância) por grupo,
por produto e por estratégia pode ser visto na Tabela 8.
Tabela 8 – FCS ordenados
Grupo Estratégia Produto Start up Crescimento Maturidade
Sem crescimento - 6,2,8,18,7 17,2,7,13,4 17,7,13,2,3
Market share - 6,2,8,7,15 13,7,2,17,1 1,13,17,7,2
Estudantes
Lucro - 2, 8, 6, 7,16 2, 17, 7, 13,10 17, 1, 13, 7,10
1 8,7,2,6,16 17,7,2,8,13 17,1,7,13,2
Sem crescimento
2 8,2,7,6,3 8,2,7,17,4 17,1,7,2,8
1 16,8,14,3,2 14,16,13,17,3 1,17,14,10,3
Market share
2 8,16,14,3,2 8,14,2,4,3 4,1,10,14,3
1 14,2,8,16,7 14,7,2,6,17 14,1,7,17,2
Gerentes
Lucro
2 14,8,2,7,15 2,14,4,7,8 4,14,2,1,7
Fonte: Brännback et al (2004)
3.2. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
O trabalho de Dias e Salerno (2003), baseado na tese de doutorado de Dias, sob
orientação do Professor Mário Salerno, buscou identificar as razões pelas quais as
empresas de capital estrangeiro integram suas subsidiárias nas atividades de
desenvolvimento de seus produtos globais, utilizando por base três estudos de caso em
montadoras de veículos com subsidiárias no Brasil. O trabalho parte da premissa de
que existem hoje diferentes estratégias de divisão e localização de atividades de
desenvolvimento tecnológico e de projeto de produto: ao lado de estratégias de
concentração dessas atividades nas matrizes, coexistem estratégias de maior integração
de subsidiárias e empresas brasileiras no projeto de produtos.