Anexo A Título do Anexo A 121
PPGEP – Gestão Industrial (2008)
cooperação conjunta. Elas precisam estar inseridas na cultura da cooperação, persuadirem-se
e se pressionarem umas as outras para obterem vantagens econômicas junto a grupos de
referência que estão capacitados a , pois se mantiverem isoladas não conseguirão.
CASSAROTO (2001) ressalta que a cooperação entre pequenas empresas é algo tão irreversível
como a globalização, sendo a maneira pelas quais essas empresas podem assegurar sua
sobrevivência e garantir seu desenvolvimento equilibrado.
SEBRAE (2007) a cultura da cooperação é a base de sustentação para os grandes avanços
competitivos que vêm sendo desenvolvidos e praticados nas empresas empreendedoras.
Entretanto, a cooperação deriva de conceitos humanísticos como solidariedade e confiança em
seus pares.
STAISACK (2005) as lideranças empresariais e representantes locais devem compartilhar
responsabilidades e forças, pois é fundamental para a dinâmica da competitividade.
CASSAROTO (2001) a importância da cooperação entre os agentes locais é de extrema importância
para o desenvolvimento dos aglomerados produtivos, pois tem sido evidenciado como a
característica fundamental para a sua cadeia produtiva.
REDESIST (2007) para que o desenvolvimento dos aglomerados produtivos tenha uma
competitividade sustentável, na linha de frente dentre as sua conquistas, deve ser inserido o
potencial da cooperação.
ILHA (2006) o principal elemento para uma aglomeração é a cooperação, pois afeta diretamente a
produtividade do setor e o seu potencial de inovação.
5. Sua empresa tem parcerias externas tais como: fornecedores, clientes, usuários,
consultores, sócios, universidades, centro de pesquisa, agencias de fomento e outras
instituições de apoio?
CASSILOATO (2003) salienta que a capacidade de gerar inovações é o fator chave para o sucesso
das empresas. E isso é obtido através de intensa interdependência entre diversos atores,
produtores e usuários de bens, serviços e tecnologias, sendo facilitada através de ambientes
sócio-econômicos comuns.
SEBRAE (2007) é a interação entre os diversos atores públicos e privados impulsionando as
pequenas e médias empresas através de competências organizacionais e técnicas, viabilizarão
a competitividade no mercado das mesmas como se fossem empresas de grande porte.
PAGANI (2006) deve haver um relacionamento externo eficiente entre clientes, fornecedores,
concorrentes, governo, universidades e institutos de pesquisa, concluindo com uma troca de
informações em feiras, encontros, publicações e patentes, etc.
MEYER e HARMES apud PAGANI (2006) é fundamental formas de cooperação tais como troca de
informações entre empresas e seus fornecedores; entre empresas e associações comerciais,
entre empregados das empresas através de associações profissionais em conferências,
seminários. Também ações coletivas como compras e vendas conjuntas; consórcio de
exportação, stands conjuntos em feiras de negócios e instituições de apoio, promovendo
treinamento para os colaboradores das empresas da aglomeração.
BLOCO 3- ESTRATÉGIA DE MERCADO
6. Sua empresa atua tem uma política de explorar novos mercados além da concorrência?
KIM E MAUGBORGNE (2005) salienta que a produtividade e a qualidade só seriam eficientes se
atuarem em mercados inexplorados, englobando diferenciação e custo ao mesmo tempo
gerando assim, salto de valor para os clientes. A maior sustentabilidade da empresa é quando
ela se desenvolve fora da competição dos mercados saturados em vigor. Nos setores super
explorados, a diferenciação das marcas torna-se cada vez mais difícil, nas fases de alta e baixa
atividade econômica. Devido a intensificada guerras por preços, surge o encolhimento das
margens de lucro, não gerando aumento de riqueza. As empresas precisam oferecer salto de
valor para os compradores e para as próprias empresas, que assim desbravaram espaços
inexploráveis.
SOUZA (2008) Deve-se inovar bastante em vez de imitarem, agilizando velocidade e agilidade nos
mercados. Maximiano (2006) enfatiza que muitas empresas têm sua carteira de produtos que
são cópias dos diversos concorrentes e isto impossibilita sua competitividade.
7. Quando sua empresa busca diferenciação, ela alinha simultaneamente a baixos custos?