O processo de remodelação sociourbana de Fortaleza, iniciada a partir de
1860, sendo prolongada às primeiras décadas do século XX, representou
(...) a inserção da capital cearense no contexto belle époque (belos
tempos), termo francês cunhado para traduzir a euforia européia com
as novidades extasiantes decorrentes da revolução científico-
tecnológica (1850-1870 em diante). Com efeito, esse período, no
momento fundante do nosso mundo contemporâneo, é marcado por um
intenso fluxo de mudanças que não só produziu transformações de
ordem urbana, política e econômica, como também afetou
profundamente o cotidiano e a subjetividade das pessoas, alterando
seus comportamentos e condutas, seus modos de perceber e de sentir.
(PONTE, 2004, p. 162-163).
No quadro das melhorias urbanas realizadas na cidade, nesse período,
consta, nesse período: em 1857, a pavimentação das primeiras ruas
15
; em 1863, o
abastecimento de água sob a responsabilidade da Ceará Water Co. Ltda.; em 1866, a
substituição da iluminação a azeite de peixe por gás carbônico, serviço público prestado
pela companhia inglesa The Ceará Gas Company Ltda. Em razão da boa qualidade
desse último, Silva Filho (2004, p. 90) tece comentários a respeito: “o emprego do gás,
que produzia uma chama mais brilhante que a do antigo azeite, aumentou a sensação
de segurança e favoreceu os passeios e encontros noturnos pela cidade, com destaque
para o Passeio Público’
16
.”; Em 1872, a construção dos primeiros trilhos da estrada de
ferro Fortaleza-Baturité, ligando diretamente as zonas produtoras de algodão ao porto,
o que contribuiu sobremaneira para reforçar o desenvolvimento da função comercial e
firmar a hegemonia da cidade fortalezense
17
. A criação de uma linha de navios a vapor
contribuiu para o aumento do comércio local. A partir de 1866, Fortaleza iniciou suas
15
O empedramento (pavimentação) das ruas de Fortaleza era feito de pedra tosca, constituído de grês
ferruginosa muito abundante no Mucuripe. As primeiras ruas, no centro da cidade, o receberam em 1857.
Somente na administração do Prefeito Raimundo Girão (1933-1934) é que os calçamentos desse tipo
começaram a ser substituídos, parte por uma camada de concreto (Rua Major Facundo e Rua do
Rosário), parte por paralelepípedos (Rua Floriano Peixoto). (MENEZES, 1992, p. 188).
16
Ponte (2004, p. 165) faz referência do efeito no cotidiano dos citadinos após o emprego da iluminação a
gás carbônico.
17
A construção da ferrovia para o interior através do Sertão Central (o transporte ferroviário no Ceará só
foi implantado no final do império em 1890), representou a fase de acentuado crescimento demográfico
de Fortaleza... O algodão passou a ser cultivado em maior escala no Ceará a partir dos conflitos internos
nos EUA (Guerra da Secessão), o que veio provocar a expansão da cidade, ampliando seu raio de ação
para o interior. À medida que se expandia a produção algodoeira, a cidade fortalece sua economia e
aumenta sua área urbana. (SILVA, 1992, p. 22 e 23). Sobre este assunto, ver as obras de MENESES
(1992, p. 192) e DANTAS (2002, p. 16 e 27).