QUADRO X – Quadro Síntese do 1ºContexto Formativo de Hortêncio: a graduação (formação inicial) e as
intersecções com a experiência na educação básica e no ensino superior.
ENFOQUES PRETENDIDOS PELA PESQUISA Respostas dadas aos Questionários
Primeira opinião sobre a formação inicial
42
que
realizou
1
“Muito boa, pois é notória a diferença entre minha prática pedagógica antes,
durante e depois do curso de Licenciatura Plena em Matemática pela
UNEMAT. Meus orientadores (professores (as)), durante o curso, não me
ensinaram tudo o queria saber (ou necessitava), mas me mostraram os
caminhos que eu poderia seguir para atingir meus objetivos enquanto
educador, passo a passo, uma coisa de cada vez” (Q.C )
Opção pela sua formação inicial em licenciatura em
Matemática:
Ao optar pelo curso de Matemática você tinha claro
que estaria cursando uma licenciatura?
2
“Quando tive a oportunidade de fazer o PIQD, já atuava em sala de aula
como professor de Matemática e Física e tinha a certeza de que “sou”
educador e escolhi as disciplinas das áreas de exatas para cumprir minha
tarefa”(Q.1 - Questão 2)
Prioridades como aluno na formação inicial 3
“Priorizava todas as disciplinas, pois, todas as disciplinas são importantes,
afinal, não se trata de um curso de Pedagogia para dispensar as áreas
específicas (um professor primário – 1ª a 4ª Séries - não precisa estudar
Cálculo e álgebra Abstrata, por exemplo) nem de Bacharelado para
dispensar as disciplinas de Educação Matemática”
(Q.1 - Questão 4)
Ao iniciar a sua formação inicial já atuava como
professor na educação básica?
4
“Sim, há 3 anos com as disciplinas de Matemática, Física, Ciências e Artes,
nas redes pública e particular”(Q.1 - Questão 3)”
Algumas disciplinas da sua formação inicial
proporcionaram-lhe experiência de ensinar
conteúdos matemáticos na educação básica?
5
“Sim, [as Disciplinas que me proporcionaram essa experiência foram]:
Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Didática da Matemática;
Estrutura do Ensino, Introdução ao Método Científico, Prática de Ensino”
(Q.2 – Questão 3)
Opinião sobre a matriz curricular da formação inicial
que realizou - se contribuiu para sua formação
como educador matemático.
6
“Penso que a Matriz Curricular do Curso estava bem estruturada, e
melhorou mais depois da última reforma. O que faltou foi tempo para
aprofundar nas discussões sobre Educação Matemática e para estudo das
disciplinas específicas.” (Q.1 – Questão 6a)
Opinião sobre a matriz curricular do curso de
Matemática que é professor formador atualmente e
que foi aluno – comparar momento I com Momento
II
Na sua opinião, qual contribui mais para a formação
do professor de Matemática?
7
“A atual. Porque o 1º e 2º semestre possui mais disciplinas que estruturam
o Ensino Médio como Matemática Elementar I e II, mas acho que devemos
promover estudos e discussões para estruturar os conteúdos dentro das
disciplinas e as disciplinas dentro do curso”
(Q.1 – Questão 6b)
No curso atual incluiria Curso de Férias abordando conteúdos do Ensino
Fundamental e Médio e Grupos de estudos com acadêmicos por áreas de
conhecimento” (Q.1 – Questão 6b1)
Dificuldade em atuar como professor formador no
mesmo curso onde realizou sua formação inicial e
que agora possui uma outra matriz curricular.
8
“Sim, preciso estudar muito para lecionar, mas fora as dificuldades
encontradas nos conceitos matemáticos me sinto muito a vontade no meu
ambiente de trabalho”(Q.1– Questão 7)
A sua formação inicial influenciou no professor que
é hoje (de modo geral -tanto da educação básica
como no ensino superior)?
9
“Sim, sem dúvida alguma. Se acredito que o meu trabalho hoje é melhor que
ontem (antes da formação inicial) o Curso de Licenciatura Plena em
Matemática contribuiu” (Q.1 - Questão 8)
Formação inicial e prática docente na educação
básica
De que forma as disciplinas da área pedagógica da
sua formação inicial lhe auxiliam nas aulas de
Matemática que desenvolve na educação básica?
10
“Sim. Seria contraditório de minha parte dizer que não pois se sou ciente da
importância dessas disciplinas no curso e do curso na minha formação
profissional” (Q.1 – Questão 9b)
Aprendeu a ser professor na formação inicial? 11
“Não, acredito que na formação continuada. Penso que durante a graduação
aprendemos os caminhos, agora na sala de aula precisamos aprender a
caminhar” (Q.1 - Questão 5)
Onde aprendeu a ser professor da educação básica
12
“Na minha opinião, há uma combinação entre a Formação Inicial e a
experiência em sala de aula neste nível de ensino. Na Formação Inicial,
através das disciplinas que estudamos (discutimos, debatemos,
pesquisamos e refletimos) construímos conceitos que são verificados sua
aplicabilidade em sala de aula. Nem toda teoria que acreditamos dar certo é
viável em todos os momentos e com qualquer turma e muitas vezes as que
criticamos é a que dá resultados mais satisfatórios em algumas situações.; É
preciso estar atento” (Q.2 - Questão 2)
42
Onde aparece formação inicial, no caso de Hortêncio, entenda-se graduação.