250
e. Elaborar noções de espaço e tempo geográfico e político, identificando seu processo de organização e suas
implicações na constituição dos sujeitos e grupos;
f. Refletir e identificar formas de intervenção na sociedade, visando torná-la mais justa, igualitária e fraterna.
5 - Ensino Fundamental - 4º Ciclo
a. Reconhecer, respeitar e valorizar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em
suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças, conflitos
e contradições sociais;
b. Vivenciar a cidadania e a participação social e política, no exercício de direitos e deveres políticos, civis e
sociais;
c. Elaborar formas de intervenção na comunidade, questionando a realidade, identificando problemas e possíveis
soluções, visando tornar a convivência social mais justa, igualitária e fraterna;
d. Perceber, conhecer e refletir sobre a realidade local, suas características e os processos de transformações
por que passa;
e. Compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos sociais, culturais, políticos e tecnológicos,
bem como suas dinâmicas e processos de interação.
6 – Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 1º Ciclo
a. Reconhecer e interagir com a diversidade de espaços e culturas;
b. Construir noções de espaço e de tempo, a partir da materialidade vivida nas situações cotidianas;
c. Reconhecer diferentes espaços geográficos, sua dimensão física e histórica;
d. Estabelecer relações entre presente e passado, a partir das suas vivências e histórias;
e. Reconhecer as diferentes histórias de vida e de trabalho como construção sociocultural;
f. Construir conceitos geométricos e espaciais, relacionando-os à vida cotidiana e seus desafios.
7 - Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 2º Ciclo
a. Reconhecer e interagir com a diversidade de espaços e culturas, sua dimensão física, econômica, política e
histórica;
b. Construir noções de espaço e de tempo, a partir da materialidade vivida nas situações cotidianas, em que se
desenvolve a ação humana e em que interagem os diversos atores sociais;
c. Reconhecer diferentes espaços geográficos, sua dimensão física e histórica, identificando as transformações
provocadas pela ação da humanidade;
d. Reconhecer as diferentes histórias de vida e de trabalho como construção sociocultural, estabelecendo
relações entre presente e passado;
e. Desenvolver e ampliar a noção de direitos e deveres e a noção de coletividade para fundamentar
a noção de cidadania, bem como suas implicações nas relações sociais cotidianas;
f. Sistematizar conceitos geométricos e espaciais, ampliando o seu olhar sobre o mundo;
g. Reconhecer e utilizar as diversas expressões artísticas, articulando-as com sua dimensão social.
8 - Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 3º Ciclo
a. Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas
manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças, conflitos e
contradições sociais;
b. Reconhecer a existência de diferentes interesses e concepções de sociedade e as disputas socioculturais e
políticas que estabelecem;
c. Identificar e compreender que o direito se estabelece através da disputa e da negociação entre as diferentes
concepções de sociedade;
d. Compreender a necessidade de regras para a organização social;
e. Vivenciar processos democráticos de estabelecimento de regras coletivas;
f. Elaborar noções de espaço e tempo geográfico e político, identificando processos de organização dos mesmos
e suas implicações na constituição dos sujeitos e grupos, considerando as condições objetivas de vida e de
trabalho;
g. Identificar formas de intervenção na realidade, problemas e possíveis soluções, conhecendo formas e
organizações que possibilitem modos de atuação, visando tornar a sociedade mais justa, igualitária e fraterna;
h. Compreender, refletir e discutir questões relacionadas à autonomia e à identidade, na perspectiva das
diferenças e das constituições culturais, étnicas, religiosas, econômicas, sociais, de gênero, de orientação
sexual, bem como seus desdobramentos históricos.
9 - Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 4º Ciclo
a. Reconhecer, respeitar e valorizar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em
suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças, conflitos
e contradições sociais;
b. Vivenciar a participação social e política, no exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, com vistas
ao aprofundamento da compreensão da realidade e ao fortalecimento da cidadania;
c. Elaborar formas de intervenção na comunidade, questionando a realidade, identificando problemas e possíveis
soluções, visando tornar a convivência social mais justa, igualitária e fraterna;
d. Perceber, conhecer, refletir e dimensionar a realidade local, suas transformações e características;
e. Compreender a espacialidade e a temporalidade de fenômenos sociais, culturais, políticos e tecnológicos,
suas dinâmicas e interações;
f. Compreender, refletir e discutir questões relacionadas à autonomia e à identidade, na perspectiva das
diferenças e das constituições culturais, étnicas, religiosas, econômicas, sociais, de gênero, de orientação
sexual, bem como seus desdobramentos históricos;