CARVALHO, Sônia P. de / MORENO, Marcio Q. “Experiência de um Curso de História das
Ciências Exatas”. II Seminário Latino Americano sobre alternativas de ensino de História da
Ciência e da Tecnologia, São Paulo, 1987. Revista da Sociedade Brasileira de História
da Ciência, n. 4, SP, 1989.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a
Aristóteles, volume 1. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CHRISPINO, Alvaro e Chrispino, Raquel. Políticas Educacionais de Redução da
Violência: Mediação do Conflito Escolar. São Paulo: Biruta, 2002.
CURY, Helena. “Análise de atitudes de calouros de Engenharia em relação às Ciências e à
Matemática.” Revista de Ensino de Engenharia, v.19, n.1, pp. 47-54, ago./ 2000.
Disponível em <http://www.pucrs.br/famat/helena/pages/revabenge.pdf>Acesso em 10/07/06
D’AMBRÓSIO, Beatriz. “Formação de Professores de Matemática para o século XXI: o
Grande Desafio”. Pro Posições. Volume 4 Nº1[10], março de 1993.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. “Tempo da escola e Tempo da Sociedade”. Formação de
Professores. Organizadores: Raquel Volpato Serbino [et al]. São Paulo: Editora da
UNESP, pp. 239- 250, 1998.
DE LA PENHA, Guilherme. “Obscurantismos Estruturais da História da Matemática no
século das Luzes: implicações no ensino”. II Seminário Latino Americano sobre alternativas
de ensino de História da Ciência e da Tecnologia, São Paulo,1987. Revista da Sociedade
Brasileira de História da Ciência, n. 4, São Paulo, 1989.
DRUCK, Sueli. O drama do ensino da matemática. São Paulo: FOLHAONLINE, 2003.
Disponível em < www.folha.uol.com.br/folha/sinapse/> Acesso em: 20 out., 2005.
DUTRA,Luiz Henrique A. Kuhn e a Filosofia da Educação. Enciclopédia de Filosofia da
Educação/UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, 1999. Disponível em
<http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/kuhnport.htm> Acesso em: 27 maio, 2005.
ESTEVE, José M. “Mudanças Sociais e Formação Docente”. In Profissão Professor.
Organizador: António Nóvoa. Porto: Porto Editora, pp. 93-124, 1995.
FERREIRA, Rodolfo. O Professor invisível: imaginário, trabalho docente e vocação.
Rio de Janeiro: Quartet, 2003
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo:Editora Paz e Terra, 1996.
FREITAS, H.C.L. “Formação de Professores no Brasil: 10 anos de embates entre projetos
de formação”. Educação & Sociedade-Revista de Ciência da Educação.
Campinas:CEDES,v.23,n.80,pp.137-168, set. 2002.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo, Cortez Editora, 2001.
GATTI, Bernardete. A. Formação de Professores e Carreira : problemas e movimentos
de renovação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.