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- Considerar e difundir a utilização de recursos materiais e
técnicas locais à luz dos conceitos de sustentabilidade,[...]
- Considerar que o desenvolvimento de unidades de Educação
Infantil inclusivas requer um maior conhecimento sobre o
processo de projeto, procurando uma integração entre o usuário,
o ambiente construído, o ambiente natural e a metodologia
educacional. (BRASIL, 2006, p. 11).
Num segundo tópico, “Etapas de Elaboração do Projeto”, fala-se da
importância da necessidade da interdisciplinaridade dos profissionais
envolvidos no projeto como forma de evitar erros e redundâncias
decorrentes de decisões isoladas e estanques. Uma das abordagens
interdisciplinares do projeto considera que: “é necessário verificar as
condições do ambiente construído após determinado tempo de uso. Essa
identificação funciona como fonte de retro-alimentação para futuros
projetos semelhantes”. (BRASIL, 2006, p. 13). Ainda neste tópico, são
apresentadas as etapas de projeto segundo a AsBEA (Associação
Brasileira dos Escritórios de Arquitetura): programação, estudo
preliminar, anteprojeto, projeto legal e projeto de execução.
O terceiro tópico, “Quais são os Parâmetros?”, trata dos parâmetros
essenciais de ambientes físicos que ofereçam condições compatíveis
com os requisitos definidos pelo Plano Nacional de Educação (PNE), bem
como com os conceitos de sustentabilidade, acessibilidade universal e
com a proposta pedagógica. Dentre outras coisas, o projeto e a reforma
das unidades de Educação Infantil devem buscar:
[...] a adequação dos ambientes internos e externos (arranjo
espacial, volumetria, materiais, cores, e texturas) com as práticas
pedagógicas, a cultura, o desenvolvimento infantil e a
acessibilidade universal, envolvendo o conceito de ambientes
inclusivos. (BRASIL, 2006, p. 19).
O relatório recomenda que a área construída corresponda a 1/3 da área
total do terreno ou que na pior das hipóteses, não ultrapasse 50% da
área. Nos casos em que haja dificuldade de se encontrar terrenos
adequados disponíveis, deve-se respeitar a legislação sobre as taxas de
ocupação de cada município. Sugere ainda, como situação favorável de
acesso, uma cota máxima de 1,50m entre o nível da rua e a localização
da edificação.
Quanto aos aspectos estéticos que dizem respeito à imagem e à
aparência da edificação, são sugeridos o uso de cores, texturas e
padrões diversos das superfícies para despertar os sentidos, a
curiosidade e a capacidade de descoberta da criança, excitando o
imaginário individual e coletivo. É importante que a organização espacial