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O quadro 1, apresenta diversas formas de entendimento de alguns
autores sobre o tema estratégia.
Conceitos diversos sobre estratégia na literatura empresarial.
Cabral (1998) Segundo, o autor, por sua abrangência, o conceito de estratégia apresenta um
paradoxo, pois exige a integração de uma série de teorias e enfoques, o que impede
o completo registro de seus conceitos e abordagens.
Mintzberg; Quinn,
(1991, p. 14).
Dependendo do contexto no qual é empregada, a estratégia pode ter o
significado de políticas, objetivos, táticas, metas, programas, entre
outros, numa tentativa de exprimir os conceitos necessários para defini-
la. A estratégia é inimiga das abordagens deterministas e mecanicistas, que
minimizam o espaço de liberdade e de escolha; não é apenas uma idéia de como
lidar com um inimigo em um ambiente de concorrência ou de mercado, conforme é
tratada por grande parte da literatura e em seu uso popular.
Define finalmente como: “É um modelo ou plano que integra os objetivos, as
políticas e as ações seqüenciais de uma organização, em um todo coeso”.
Meirelles (1995,
p.229);
Gonçalves
(2001, p. 21.33).
O conceito vem sendo utilizado de maneira indiscriminada na área da
Administração, podendo significar desde um curso de ação formulado de maneira
precisa, todo o posicionamento em seu ambiente, até toda a alma, a personalidade e
a razão existencial de uma organização. Não se resume a idéias, proposições,
diretrizes, indicativos de caminhos e soluções.
Define-se como: “Disciplina da administração que se ocupa da adequação da
organização ao seu ambiente.”
(Collins, J.C.;
Porras,
J.I,2000),
“São conceitos objetos de tantos abusos no léxico das empresas, são tão mal
definidas na literatura gerencial e estão tão expostas a diferentes significados quanto
a palavra estratégia.”
Mintzberg;
H;Quinn (1991)
O termo “estratégia” é empregado distintamente, ainda que definido
tradicionalmente de uma maneira apenas.
Porter (1999) Tem uma amplitude e abrangência que engloba o conceito de Eficácia Operacional.
Lodi (1969, p. 5-
32).
Para o autor, não é só inovação, diversificação ou planejamento Financeiro. É
necessário o envolvimento de todos os recursos com uma visão de longo prazo.
“estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito nacional ou
internacional visando atingir objetivos a longo prazo [...] seu objetivo é permitir
maior flexibilidade de resposta às contingências imprevisíveis.”
Thompson Jr.;
Strickland III
(2000)
Para eles é um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os
gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. É o planejamento
do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a
satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.
Michel Porter
(1990 p. 252-271)
Partilha de uma visão mais operacional do conceito de estratégia, definindo-a como
“a decisão sobre quais recursos devem ser adquiridos e usados para que se possa
tirar proveito das oportunidades e minimizar fatores que ameaçam a consecução dos
resultados desejados”.
Kotler,
P.(1993).
Dentre os muitos conceitos de estratégia, um dos mais utilizados é o de, que a
definem como planos da alta administração para alcançar resultados consistentes
com a missão e os objetivos gerais da organização.
QUADRO 1b - Conceitos de estratégia na literatura de gestão empresarial.
Fonte: Pesquisa da autora
a) As convergências:
Qualquer que seja o conceito, destacam-se algumas palavras-chave
que sempre a permeiam, entre elas: mudanças, competitividade, desempenho,