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reprocessou o esquema com êxito. Nelson Pereira dos Santos, em 1981,
dirigiu Na estrada da Vida, a história de Milionário e José Rico, e em 2003
a Globo Filmes produziu Acquaria, sob a direção de Flávia Moraes,
estrelado por Sandy & Jr., jovem dupla de cantores, filhos de Xororó, da
dupla Chitãozinho e Xororó, campeões na vendagem de discos. O enredo,
trazendo para as telas histórias verídicas, também é fato recorrente;
voltamos a citar Na estrada da Vida, nos restringindo apenas aos
sertanejos. É relevante destacar que o filme de Nelson Pereira dos Santos,
contando a vida de Milionário e José Rico, evidencia que o sucesso
comercial desta dupla também acontece inicialmente nas rádios, para
então trilhar o caminho com êxito na indústria fonográfica.
Martin-Barbero (1987) pressupõe no que tange à mediação, que esta
se dá quando a mensagem (por exemplo, um discurso fílmico) está
revestida de valores culturais, ideológicos ou sociais, identificados pelos
receptores, o que os leva a aceitá-la, e mais do que isso, a consumi-la,
pois se enxergam nesse processo comunicativo, independentemente do
meio no qual foi veiculada. O enredo promove uma quantidade significativa
de valores comuns à sociedade brasileira, tais como a trajetória do homem
do campo para os grandes centros, sem, no entanto, perder hábitos
próprios de suas raízes, tais como a alimentação, com nichos de mercado
do tipo Recanto Goiano, Tempero das Geraes, Casa do Norte, Casa da
carne de sol, Espeto Gaúcho, comumente encontrados nas capitais. O
rádio, mídia modelar da indústria cultural, é destaque no enredo,
promovendo e sustentando cenas expressivas do filme, como demonstrado
na decupagem do mesmo. Além disso, há o caipira, não necessariamente
aquele estereotipado e eternizado por Amâcio Mazzaropi em filmes que se
tornaram clássicos, como Sai da Frente, Jeca Tatu e Tristeza do Jeca, mas
sim o homem “puro” do campo, ou seja, simples no modo de vida, com
uma ligação direta e visceral com a terra, e cônscio de suas limitações,
uma figura identificada com uma parcela expressiva dos habitantes dos
grandes conglomerados urbanos.
Encontramos, ainda, o apelo ao desejo popular do herói, aquele que
“dá certo”, em um país em que o sucesso franqueado aos mais simples se
atrela frequentemente a uma carreira bem sucedida no esporte mais