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Potencialidades e Problemas da Área de Tecnologia da Informação
Potencialidades Problemas
-
região tem cultura e tradição na
área, iniciada na década de 70
com algumas empresas de médio
porte, com penetração no mercado
nacional;
-Há cursos de graduação e
especialização em Ciências da
Computação na UEL, Unopar,
Unifil e FACCAR e cursos de
mestrado inter-institucional em
desenvolvimento na UEL e Unopar,
além de graduação e mestrado na
Universidade Estadual de Maringá
(UEM), a 100 km de Londrina;
-Há cursos de graduação em
Engenharia Elétrica (UEL,
UNOPAR) e mestrado com ênfase
em Telecomunicações (UEL);
-
região conta com um núcleo
regional do SOFTEX Programa
Nacional de Software para
Exportação, o Núcleo SOFTEX
Norte do Paraná, que tem dezenas
de empresas associadas no eixo
Londrina-Maringá e desde 1996
apoiou o desenvolvimento de
aproximadamente 20 planos de
negócios e tem investido na
reciclagem tecnológica e
capacitação de empresas que
atuam na área;
-
região conta com dois Centros
SOFTEX Genesis, extensões do
Programa SOFTEX nas
universidades públicas, um deles
na UEL (GeNorP) e outro na UEM
(Infomar), ambos trabalhando na
disseminação do
empreendedorismo entre
estudantes, na pré-incubação de
projetos e na incubação de
empresas nascentes, na área de
software, através da Incubadora
Tecnológica Internacional da UEL
(Intuel) e da Incubadora
Tecnológica de Maringá (Intermar);
-Existência de demandas
reprimidas em software para
telecomunicações em empresas
como Sercomtel, Global Telecom e
GVT.
-Proliferam as micro-empresas ou
a informalidade, em sua grande
maioria voltadas para as áreas de
gestão administrativa, automação
comercial, industrial e afins,
vivendo em estratégia de
sobrevivência;
-Ocorre uma dispersão de forças
em termos de tecnologias adotadas
e abordagem do mercado, que
torna a indústria da região frágil e
de baixa escala, incapaz de
atender demandas complexas e de
grande porte, inclusive demandas
reprimidas da própria região
(Telecomunicações);
-
região com mais de 3 mil
profissionais formados nas últimas
décadas tornou-se exportadora de
mão-de-obra para outros centros,
especialmente Curitiba e São
Paulo;
-Sistema educacional pouco
integrado às demandas do
mercado e quase inteiramente
orientado pela oferta.