10
1 Introdução
O grande interesse na familiarização com o protocolo “KW2000”, baseia-se na possibilidade
de nacionalizar a programação de ferramentas de diagnóstico eletrônico, utilizadas por
oficinas e rede de concessionárias.
Atualmente algumas empresas do ramo automobilístico pagam pela realização do
desenvolvimento do software de suas ferramentas de diagnóstico em território estrangeiro, a
partir de descritivos funcionais adquiridos junto aos fornecedores dos módulos de controle
dos dispositivos dos veículos que, em muitas oportunidades, estão localizados em nosso
próprio país. Esta prática causa um grande impacto no custo estrutural destas empresas
(indicador financeiro considerado de importância vital para as empresas do ramo hoje em
dia), já que os custos da mão-de-obra de países europeus ou norte-americanos (detentores
do conhecimento) são excessivamente superiores aos custos da mão-de-obra nacional.
Aliado a isso, ainda há uma despesa adicional relacionada à taxa cobrada pelo governo
federal devido à importação de serviços, a qual está hoje em 49,73% (Fonte: Departamento
de Compras da General Motors do Brasil).
Uma outra desvantagem está no tocante à flexibilização e agilidade no processo de
atualização do software da ferramenta visando cobrir lançamentos de veículos ou eventuais
“bugs” em programas desenvolvidos anteriormente, uma vez que os autores destas
atualizações encontram-se em outros países.
Não há interesse de se criar uma ferramenta de diagnóstico como fruto deste projeto. O
interesse é realmente a familiarização com o protocolo para tornar a programação das
ferramentas de diagnóstico, que possuem linguagem própria, mais acessível. Para tanto,
será explorado o conceito do protocolo “KW2000”, a fim de compreender como o protocolo
funciona e, desenvolver-se-á uma aplicação em “Delphi” para visualizar o comportamento do
protocolo em atividade.
A exploração do conceito do protocolo será realizada, basicamente, através da aplicação da
metodologia de levantamento de informações da ISO 14230 (que define o protocolo
“KW2000”), bem como das informações contidas no descritivo funcional para diagnóstico do
módulo de controle do motor de um veículo popular. Adicionalmente, outras literaturas serão