como “uma conjunção que lembra a natureza, na sua unicidade, é um efeito”. Na obra A
contemplação do mundo (1995), Maffesoli reforça este ponto de vista relacionado à ética
da estética, quando se refere a uma estética dos prazeres partilhados. Os prazeres
partilhados remetem à intensificação do individualismo e ao cuidado consigo mesmo, que
ultrapassa barreiras, na medida em que valoriza e partilha idéias comuns com o outro.
Segundo o autor, esta estética dos prazeres está associada à simpatia e, neste sentido, os
valores estéticos estabelecem uma conexão direta com o grupo e, dessa forma, é possível
gerar novos vínculos sociais. No pós-modernismo, esses valores relativos à busca do prazer
estão relacionados, de acordo com o sociólogo, com o culto do corpo, da aparência, da boa
forma física e da supervalorização do lazer.
Quando Maffesoli aborda a relação do prazer dos sentidos na arte, aponta que a
arte é profunda, e ultrapassa os limites da aparência, pois desperta sentimentos que
exprimem a essência, conforme afirma:
Na produção artística, os dados sensíveis são concebidos para
exprimir uma idéia que os ultrapassa. O exterior, nesse sentido é apenas o
símbolo de uma realidade inefável, o vetor rumo a um mundo superior, o da
divindade, ou o das idéias. A arte só aponta o além do que se deixa ver. A
pintura religiosa e alegórica tem a função única fazer-nos passar do visível, ao
invisível, da aparência das coisas à pura essência (1996, p.72).
Maffesoli (1996) aponta, ainda, que o sensível é uma dimensão humana que basta
a si mesma e que convém, pela produção artística, exaltar e engrandecer. A arte que se
esgota no sensível, para o autor, só existe no que se deixa ver ou viver pelos sentidos,
sendo assim considerada essencialmente trágica. Em um sentido mais amplo, o autor, no
seminário realizado em 2004, em Porto Alegre, referiu-se à arte da seguinte maneira: “A
arte contamina a vida social”. Dessa forma, o autor enfatiza a importância da arte para o
estabelecimento de vínculos sociais. Mais adiante, completou outro pensamento referente à