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É curioso observar a nomenclatura utilizada nas oficinas de ação vocal. A associação a
imagens como fantasma, como santo, dadas aos corpos alcançados e dinamizados, não pretende,
no entanto, nenhum sentido de transcendência. Assim também os potes, perfeitos cálices, e os
ressonadores, identificáveis com os chacras, porque se constituem nestes pontos de concentração
de energia. Essas associações são, no entanto, evitadas. Simioni ressalta que estas imagens não
são estímulos anteriores, são nomes dados a estruturas, já construídas e percebidas, no corpo do
ator. Estas imagens, no entanto, carregam uma simbologia. Os impulsos que se projetam nas
diferentes partes do corpo, definindo os ressonadores, são ainda nomeados: na cabeça, a coroa;
no peito, temos o farol, os braços de cristo e as asas; no quadril, a saia ou fonte, cachoeira. Estas
imagens, mesmo sem esta intenção, reforçam a ligação com o invisível, com esta energia sutil,
que nos liga ao transcendente, pois são imagens simbólicas.
O santo é um corpo que projeta energia em todos os ressonadores, mesmo antes de
colocar a voz, ele está totalmente aberto e emitindo pura energia. E o estado do ator, concentrado
nesta emissão, é de total integração consigo próprio, com o espaço e com os outros. A voz,
sobreposta a este corpo do santo, participa da relação criada com o público, ela é também uma
forma de energia que estará sendo emitida pelo ator. Segundo Simioni, a voz é uma poderosa
forma de chegar no espectador:
Para mim, a voz é a mais poderosa de todas as energias do ator, ela pode realmente
perfurar o espectador completamente. Eu te dou um exemplo A Iben faz uma demonstração técnica
- chamada Branca como Jasmim, que é o percurso dela, com a voz, durante estes anos todos de
Odin Teatret. E ela vai falando, mostrando as vozes de seus personagens, suas qualidades. E de
repente você, como espectador, sente que a voz dela entrou em você e, como uma bruxa, ela
começa a te limpar. E você começa a chorar. Uns começam a chorar, outros se sentem aliviados.
Cada um tem a sua experiência, depende do seu momento, mas é a voz que tem mais chance de
entrar no espectador, chance de entrar no espectador e de limpá-lo. (SIMIONI, anexo 1 deste
trabalho, p. 134)
Não podemos deixar de lembrar Artaud quando Simioni fala em atingir o espectador
assim de forma tão direta e concreta, que ele saia transformado. A voz com sua vibração, junto da
vibração total do ator, chega ao espectador, a sua sensibilidade, e algo acontece. Nas oficinas,
este acontecimento é experimentado pelos alunos, a surpresa com a vibração da voz, com a
qualidade da vibração no corpo, provoca emoções, ou estas são realmente limpas, acionadas e