- 113 -
Protocolo de Observação livre
Data: 13/11/2006 segunda–feira
Período: vespertino
1. Chego à escola às 13h e 30 min as crianças estão sendo organizadas pela professora em
2. fila (de mãos dadas), para ir ao refeitório. O lanche de hoje é maçã, todos sentados à
3. mesa todos comem a maçã. Alguns têm dificuldades para morder a maçã, para estes a
4. professora corta a maçã ao meio para facilitar a mordida. As 13h 45 min ao terminar o
5. lanche todos retorna para a sala. E já vão sentando à
beira da parede ao chão. A
6. professora introduz a música do dia da semana, e me apresenta dizendo que vou ficar
7. aqui por uma semana. As crianças comentam: - “você não vem mais no horário da tia
8. Francisca?” - Eu então explico: - “Essa semana não só depois eu volto de manhã”! A
9. professora continua.“hoje vamos falar sobre o amigo ou amiga. Vou pergunta pra
10. - Laysa! “Laysa quem é sua melhor amiga ou amigo?”– a Laysa responde: “É a Maria
11. Vitória”! a professora explica: - então depois a tia vai dar uma folha e você vai
12.desenhar sua melhor amiga e depois a tia vai escrever o nome da Maria Vitória, certo?
13. – em seguida pergunta pro Kevin, (explica). Depois pergunta pro Rafael e explica..
14. mas isso é depois agora vou contar a história do menino que não tinha amigo, tá? E
15. chama: “chegam aqui bem perto que eu vou contar a história. (todos se deslocam da
16. parede até bem próximo da cadeira da professora sentados ao chão ), a professora
17.começa a contar a história mas as crianças não ficam em silêncio, ela chama a atenção
18.várias vezes, mas as crianças continuam com o barulho, a professora então resolve que
19. vamos para o pátio lá a professora conta a história embaixo da árvore, vocês querem? -
20.As crianças respondem: - Sim. – “Ah ta!” (diz a professora), “mas antes vamos fazer as
21. bolsas e carrinhos de sucata pra gente brincar” (com garrafa pet de refrigerante de 2
22. litros é feita bolsas e carrinhos) e lembra: - “temos que colocar o nome da criança no
23. brinquedo” (coloca o nome da criança com fita adesiva) – “e depois de brincar temos
24. que guardar na sacola pra depois a gente brincar mais”. As crianças vão para o pátio
25.cada um com seu brinquedo, as bolsas são litros cortados ao meio com alça de barbante
26. e os carrinhos são feitos do gargalo da garrafa pet com barbante amarrado pra puxar
27. elas brincam de arrastar, encher esvaziar seus brinquedos. Alguns se desentendem,
28. Rafael chora porque quer também uma bolsa, a professora atende o pedido dando-lhe
29. uma bolsa, ele brinca de encher e esvaziar a bolsa com areia. A professora organiza
30. uma corrida de carrinho, cheio de areia, para ver quem chega primeiro no lugar
31. demarcado. Rafael participa da corrida, depois de largar a bolsa, chega primeiro na
32. corrida é o vencedor, a brincadeira é repetida por várias vezes. Em seguida os meninos
33. são chamados pra o banheiro, “é hora do banho” Kevin se recusa, pedindo pra
34. professora pra levar as meninas primeiro, a professora pergunta, porquê ele quer que as
35. meninas vão primeiro, Kevin...pensa 34. Mas não consegue argumentação, mas Brenda
36. que assiste o acontecimento interfere: “E porque você quer brincar mais um
37. pouquinho né?” – Mas não adianta, a professora chama os meninos mesmo.
38. Argumentando que eles estão muito danado. Kevin enfim, aceita e vai com os colegas
39. pro banho. Quando os meninos retornam do banho a professora organiza-os no chão
40. pra escrever os nomes com giz branco e cobrir com o dedo, quando termina o banho
41.das meninas elas vão se agrupando e inserindo na atividade.16h é hora do jantar, vamos
42. todos pra o refeitório. No jantar há sopa de macarrão com legumes, é distribuído pra
43. todos igualmente, sentados à mesa comem por cerca de 15 minutos e retornam pra
44. sala. Na sala é feita uma atividade de jogo da amarelinha, a professora risca o chão e
45. exemplifica como se faz. As crianças se divertem um a um vão até o centro da sala
46. pular amarelinha, ao atingir o lado oposto (céu) é aplaudida, todos querem e
47. participam. 17h as mães começam a chegar na janela pra levar o filho (a) e vão indo