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aluno está inserido é levado em conta. Conceitos como interdisciplinaridade e
transdisciplinaridade se fortalecem.
A interdisciplinaridade é um movimento no qual as disciplinas se abrem à
possibilidade de diálogo ao redor de temáticas, ainda que mantenham suas fronteiras
bem demarcadas. Entretanto, quando essas fronteiras perdem sua importância, com os
assuntos estudados não sendo mais discutidos a partir de disciplinas, mas permeando-
as, indo além delas, a transdisciplinaridade está sendo efetuada (BICUDO, 2006).
Sobre a fundamentação teórica que subjaz a transdiciplinaridade, assim como
sobre a importância de considerá-la no panorama educacional, D’Ambrosio argumenta:
A fundamentação teórica que serve de base à transdisciplinaridade
repousa sobre o exame, na íntegra, do processo de geração,
organização intelectual, organização social e difusão do
conhecimento. Esse exame depende de uma crítica que emerge,
inevitavelmente, da nossa tradição disciplinar. Nesse contexto, poder-se-
ia dizer que o projeto transdisciplinar é intra e interdisciplinar, abarcando
o que constitui o domínio das Ciências da Cognição, da Epistemologia,
da História, da Sociologia, da Transmissão do Conhecimento e da
Educação.
Somente com a visão do processo cíclico de geração, organização
sócio-intelectual e difusão do conhecimento e da dinâmica associada, é
que podemos nos situar num contexto mais amplo. Podemos
transcender nossa existência, avaliando nossa dimensão como
indivíduos na realidade cósmica. Não há, na descrição do conhecimento
- tanto o individual quanto o dos grupos e da humanidade como um todo
-, um começo, delineado e preciso, nem um fim. E tudo parte de um
processo em que o passado e o futuro se encontram para determinar o
instante. (D’AMBROSIO, 1997, p. 15, grifos do autor)
É importante clarificar que não é o caso de abandonarem-se as disciplinas,
desprezando-se o conhecimento produzido nelas, mas atentar-nos à complexidade que
se mostra na rede mundana. A complexidade na Educação é estudada por Morin, que
aponta sua importância:
Torna-se necessário tomar consciência deste aspecto que é o menos
esclarecido na história oficial das ciências. As disciplinas são
plenamente justificadas intelectualmente sob a condição de constituírem
um campo de visão que reconheça e conceba a existência de ligações
de solidariedade. Mais ainda, só são plenamente justificadas se não
ocultarem realidades globais. Por exemplo, a noção de homem se
encontra fragmentada entre diferentes disciplinas biológicas e em todas
as disciplinas das Ciências Humanas: o psiquismo é estudado de um
lado, o cérebro de outro, o organismo alhures, assim como os genes e a
cultura. Trata-se, efetivamente, de aspectos múltiplos de uma realidade