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Brasília, Tucumaiera, Fidelis, Água Boa I, Ilha de Cotijuba. Ilha de Jutuba I, Ilha de
João Pilatos); Ilha de Mosqueiro (Baia do Sol, São Francisco, Pantanal, Murubira,
Aeroporto, Maraú, Paraíso e Carananduba, Chapéu Virado, Furo das Marinhas, Ilha
da Barreira, Igara Coco, Bonfim, Maracajá, Estrada do Maraú, Cajueiro, Ariramba e
Praia Grande); Ilha Grande (Ilha de Piriquitaquara, Furo Paciência, Comunidade
Nazaré, Anexo Nazaré, Anexo São José); Ilha do Combu (Furo São Benedito, Ilha
do Papagaio) (BELÉM, 2004 p. 182 e 183).
Assumiu o Plano Orçamentário Financeiro e estabeleceu parcerias para
viabilizar recursos financeiros com o MEC através do Programa Brasil Alfabetizado
da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD),
ampliando em 2003, 322 turmas e em 2004, 183 turmas garantidas pelo Ministério
da Educação, que antes eram assumidas pela Prefeitura Municipal de Belém. Além
de garantir a cobertura financeira para o pagamento dos alfabetizadores que
possuíam turmas que ultrapassaram o número de alfabetizandos cadastrados em
2003 no Sistema Brasil Alfabetizado (SBA) do MEC (BELÉM, 2004 p. 183).
Efetivou a formação permanente dos educadores que ocorria em dois
momentos: no inicio de cada semestre, com temática e carga horária previamente
definidas; e em finais de semana, realizada todas as sextas-feiras, com a duração de
três horas diárias/semanais; doze horas mensais, contabilizando 120h em 10 meses.
A formação continuada estava diretamente ligada ao acompanhamento e
assessoramento em sala-de-aula. Era a pesquisa etnográfica, a observação das
práticas pedagógicas manifestadas no cotidiano dos educadores, que possibilitavam
detectarem-se os avanços e entraves na concretude da proposta político-
pedagógica do MOVA (BELÉM, 2004, p. 183).
A Secretaria Municipal de Educação realizou também a assessoria
pedagógica aos espaços educativos em todos os Distritos Administrativos, de
segunda à quinta-feira, conduzida pela equipe técnica da SEMEC e uma equipe de
45 monitores selecionados pela própria Secretaria, sendo que 40 atuavam na
assessoria pedagógica e 05 atuavam na área administrativa. Somente em 2004,
foram 499 espaços educativos assessorados. Viabilizou Kits pedagógicos (cadernos,
lápis, caneta, borracha, tesoura e apontador). Além da merenda escolar, que era
distribuída pela Fundação Municipal de Apoio ao Estudante (FMAE) que atuavam
conjuntamente com as Agenciais Distritais, Centros comunitários e associações de