Download PDF
ads:
Edson Roberto Severnini
A relação entre violência nas escolas
e proficiência dos alunos
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Departamento de Economia
Programa de Pós-Graduação em Economia
Rio de Janeiro
Março de 2007
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Edson Roberto Severnini
A relação entre violência nas escolas
e proficiência dos alunos
Dissertação de Mestrado
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-
Graduação em Economia da PUC-Rio como
requisito parcial para a obtenção do título de
Mestre em Economia.
Orientador: Prof. Sérgio Pinheiro Firpo
Rio de Janeiro
Março de 2007
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
ads:
Edson Roberto Severnini
A relação entre violência nas escolas
e proficiência dos alunos
Dissertação apresentada como requisito parcial para
obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós-
Graduação em Economia da PUC-Rio. Aprovada pela
Comissão Examinadora abaixo assinada.
Sérgio Pinheiro Firpo
Orientador
PUC-Rio
Rodrigo Reis Soares
PUC-Rio
Naércio Aquino Menezes Filho
IBMEC-SP e FEA-USP
João Pontes Nogueira
Coordenador Setorial do Centro de Ciências Sociais – PUC-Rio
Rio de Janeiro, 14 de Março de 2007
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
total ou parcial do trabalho sem a autorização do
autor, do orientador e da universidade.
Edson Roberto Severnini
Graduou-se em Economia pela FEA-RP/USP em
2004. Cursou entre 2005 e 2006 o Mestrado em
Economia da PUC-Rio.
Ficha Catalográfica
CDD: 330
Severnini, Edson Roberto
A relação entre violência n
as escolas e
proficiência dos alunos / Edson Roberto
Severnini; orientador: Sérgio Pinheiro Firpo.
2007.
49 p. ; 30 cm
Dissertação (Mestrado em Economia)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Inclui bibliografia
1. Economia
Teses. 2. Violência nas
escolas. 3. Proficiência dos alunos. 4.
Rotatividade de professores. I. Firpo, Sérgio
Pinheiro
. II. Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro. Departamento de Economia. III.
Título.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
Agradecimentos
Apesar de não conseguir expressar toda a minha gratidão com palavras, gostaria
de deixar meus sinceros agradecimentos àqueles que contribuíram para a
realização dessa pesquisa, direta ou indiretamente, em seus diversos momentos.
Ao meu orientador, Prof. Sérgio Firpo, pelo acompanhamento exemplar ao longo
da elaboração do trabalho: pelos comentários e sugestões fundamentais, pela
disposição em me atender em todos os momentos, pela imensa paciência em me
ouvir e debater as idéias nos momentos de euforia e pelos caminhos apontados nos
momentos de crise.
Aos Professores Rodrigo Soares e Naércio Aquino Menezes-Filho, pelas valiosas
sugestões dadas na minha defesa.
Aos meus queridos amigos de pós-graduação Aline Lex, Flávia Chein, Joana
Naritomi, Júlia Klein, Nelson Camanho e Vivian Figer por me suportar falando de
violência nas escolas nos almoços, cafés, chopes etc., por me ajudar a organizar as
idéias e por me proporcionar deliciosos, agradabilíssimos, inesquecíveis
momentos de conversas, risadas, confissões e choros.
Aos amigos de apartamento Paulo Maduro, Rodrigo Moura e Júlia Valeri
(temporadas) por ouvirem e discutirem meu tema de tese inúmeras vezes e por me
proporcionar maravilhosos momentos de descontração.
Às minhas amigas ribeirão-pretanas Elaine Pazello e Fabiana de Felício, por me
facilitar o acesso e a compreensão da base de dados e por discutir e incentivar
minhas idéias da dissertação.
Aos demais colegas da pós-graduação e aos demais professores do departamento,
pelas proveitosas conversas sobre a tese e pelas valiosas sugestões no meu
workshop.
Aos pesquisadores do IPEA-Rio, pela oportunidade de apresentar a versão
preliminar desse trabalho no Seminário de Sexta e pelos excelentes comentários.
Aos funcionários do INEP/MEC pelo envio da base de dados e pelo
esclarecimento de diversas dúvidas sobre as variáveis de interesse.
À CAPES, pela concessão da bolsa de mestrado, fundamental para o
desenvolvimento deste trabalho.
Por fim, mas não menos importante, aos meus pais, irmãos e demais familiares
pelo apoio incondicional durante toda a realização dessa pesquisa.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
Resumo
Severnini, Edson Roberto; Firpo, Sérgio Pinheiro (Orientador). A relação
entre violência nas escolas e proficiência dos alunos. Rio de Janeiro,
2007, 49p. Dissertação de Mestrado Departamento de Economia,
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Freqüentemente, somos informados sobre diversos episódios violentos que
ocorrem dentro e nas proximidades das escolas. Como essa violência se relaciona
com o desempenho dos alunos? Neste artigo, investigamos esta questão e
mostramos que os alunos que freqüentaram escolas mais violentas têm, em média,
pior proficiência nas provas do SAEB 2003, mesmo controlando por atributos dos
próprios estudantes e dos respectivos professores, turmas e colégios. Mais ainda,
encontramos evidências de que a violência afeta mais os alunos da cauda inferior
da distribuição de proficiência. Adicionalmente, descobrimos que além da relação
direta entre violência na escola e proficiência, parece haver uma associação
indireta entre essas variáveis que opera por meio da rotatividade dos professores.
De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos numa escola está
negativamente relacionada à probabilidade de as turmas desse colégio terem um
único professor durante o ano letivo, e positivamente associada à probabilidade de
essas turmas sofrerem com o problema da rotatividade docente.
Palavras-chave
Violência nas escolas, proficiência dos alunos, rotatividade dos professores
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
Abstract
Severnini, Edson Roberto; Firpo, Sérgio Pinheiro (Advisor). The
relationship between school violence and students’ proficiency. Rio de
Janeiro, 2007, 49p. MSc Dissertation Departamento de Economia,
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Frequently, the media inform us about violent episodes that happen inside
and around schools. How is that violence related to students’ performance? In this
paper, I show that, on average, students who attended more violent schools had
less proficiency on the SAEB 2003, a test carried out by the Brazilian Ministry of
Education, even when I controlled for school, class, teacher and student
characteristics. This relation is stronger in the bottom of the proficiency
distribution. Furthermore, I find out that school violence increases the probability
of teacher turnover among schools, indicating that violence also has an indirect
effect on the students’ proficiency.
Keywords
School violence, students’ proficiency, teachers’ turnover
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
Sumário
Introdução 9
2 Dados 11
2.1 Base de dados e seleção da amostra 11
2.2 Estatísticas descritivas da violência nas escolas 13
3 Metodologia 16
4 Resultados 24
4.1 Relação direta entre violência e proficiência 24
4.2 Relação indireta entre violência e proficiência:
a rotatividade dos professores 32
5 Considerações finais 38
6 Referências Bibliográficas 40
7 Apêndice 42
7.1 Construção dos indicadores de violência nas escolas 42
7.2 Tabelas 44
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
Lista de Tabelas
Tabela 1: Diferença de média dos indicadores de violência
nas escolas 12
Tabela 2: Indicadores de violência nas escolas públicas 14
Tabela 3: Indicadores de violência no Brasil por unidade
da federação – 2003 15
Tabela 4: Índice de violência na escola e proficiência dos alunos 25
Tabela 5: Indicadores de violência na escola e proficiência
dos alunos 27
Tabela 6: Impacto da violência nas escolas sobre a proficiência
dos alunos ao longo da distribuição de proficiência 32
Tabela 7: Impacto da violência na escola sobre a rotatividade de
professores 34
Tabela 8: Perfil dos professores da 8ª série e do 3° colegial
das escolas públicas 35
Tabela 9: Impacto dos indicadores de violência na escola sobre
a propensão de um professor mudar de escola 37
Tabela A1: Estatísticas descritivas (Proficiência) – Alunos 44
Tabela A2: Estatísticas Descritivas (Rotatividade) – Turmas 46
Tabela A3: Estatísticas Descritivas (Rotatividade) – Docentes 48
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510682/CA
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo