Síntese reflexiva
Os projetos elaborados apresentaram
grande diversidade morfológica, em virtude
da própria condução dos concursos e de
determinações normatizadoras da
exposição, que previam o respeito às
características do entorno das áreas a
serem trabalhadas. Como em Berlim a
cidade foi sendo construída compondo
estratos edificados de diferentes
características, a somatória tipológica,
presente no contexto urbano, resultou em
grande diversidade formal.
Conseqüentemente, os resultados dos
concursos promovidos pela IBA-Berlim 87
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foram muito diversificados em termos de
respostas formais, uma vez que eram
diversificadas as linhas teóricas, os
programas e as morfologias preexistentes.
Passaro (2002, p. 186) destaca os
seguintes grupos tipológicos presentes nos
resultados da IBA-Berlim 87, referenciados
por Kleihues e presentes em uma
publicação denominada Berlin Modern
Architecture:
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Residências: vila urbana, casas
enfileiradas, edifícios perimetrais,
edifício de esquina, edifícios portais,
edifícios contíguos a muros cegos,
edifícios com torre, edifícios com átrio
envidraçado, edifício com proteção
acústica.
Quarteirão urbano: quarteirão
restaurado, quarteirão reconstruído,
quarteirão perimetral, quarteirão aberto,
quarteirão fechado, quarteirão dividido,
quarteirão com bloco dentro do bloco,
quarteirão com interiores diferenciados.
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Ver: http://www.luise-
berlin.de/lexicon/FrKr/i/Internationale_Bauauss
telung.html
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Ver Nalbach & Johanne (1989).
Parques e jardins – ruas e praças: ruas e
caminhos, praças, parque fechado,
parque de quarteirão, parque temático,
parque memorial, museus.
Edifícios públicos: creches, escolas
primárias, escolas especiais, centros
para surdos, centros de ciências,
embaixadas, bibliotecas.
Ecologia e energia: edifícios
experimentais, edifícios com
racionalização de energia, quarteirão
ecológico, usina de eliminação de
fosfato.
Autoconstrução: nos projetos
habitacionais e nos projetos para a
juventude.
A cidade que estava sendo
redesenhada pela IBA-Berlin 87 trazia fortes
traços culturais do seu passado histórico e
da arquitetura antiga, ao mesmo tempo em
que inseria na paisagem da cidade
elementos criados pela vanguarda do
movimento moderno. Dessa forma, a nova
paisagem urbana, embora inspirada em sua
essência na cidade tradicional, já não podia
mais ser exatamente igual à cidade do
passado. As pessoas haviam mudado, o
conhecimento tinha avançado, novas formas
haviam sido experimentadas e avaliadas, a
sociedade estava sob efeito de novos
conceitos. O processo de mudança
abruptamente implantado pela arquitetura
moderna, no advento da INTERBAU Berlin
1957, passava por um período de releitura,
de adequação à sensibilidade perceptiva da
população de Berlim. Assim, a IBA-Berlin 87
não pode ser avaliada como um retrocesso
no processo de construção da paisagem
urbana, mas sim, como uma adequação de
ritmo evolutivo para que as transformações
urbanas fossem paulatinamente assimiladas
pela comunidade, em profundo respeito às