86
3/2005 - Atual Projetos de pesquisa, Faculdade de Letras, Departamento de Pós-Graduação em
Letras
Participação em projetos:
1. Subsídios Teóricos e Práticos sobre texto e ensino
LINHAS DE PESQUISA
1 Texto, Enunciação e Discurso: Teoria e Prática
PROJETOS
2005 - 2006 Papel Argumentativo da Adjetivação no Discurso
Descrição: Considerando que, por meio desta pesquisa, buscaremos analisar a
argumentação produzida pela adjetivação em histórias em quadrinhos e tiras, seguiremos os
conceitos teóricos da Teoria dos Blocos Semânticos, centrada na Semântica Argumentativa. Para o
desenvolvimento do trabalho, é necessário explicitarmos noções de g~enero textual, histórias em
quadrinhos, tiras, argumentação e adjetivação.
Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (0); Especialização (0); Mestrado acadêmico (2); Mestrado
profissionalizante (0); Doutorado (4); Outros (1)
Integrantes: Viviane Sobral Ribas da Rocha, Leci Borges Barbisan (Responsável), Elaine Nogueira da
Silva, Elenice Larroza Andersen, Cláudio Primo Delanoy, Cristina Rörig, Joseline Tatiana Both,
Mariana Martinez Rypl, Raymundo Olioni, Rejane Flor Machado.
Financiador(es): CNPq
2005 - Atual Subsídios Teóricos e Práticos sobre Texto e Ensino
Descrição: Este projeto visa promover, junto a professores de Língua Portuguesa, um curso
de extensão sobre o ensino de leitura e produção de textos nos níveis fundamental e médio. A
proposta justifica-se pela necessidade de aprofundar a reflexão sobre teorias enunciativas e textuais,
sua aplicação a textos, e pela ênfase dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais a essa questão.
Para o desenvolvimento do curso, serão apresentados alguns conceitos inscritos nas seguintes
propostas teóricas: Lingüística Textual (Jean-Michel Adam), Lingüísticas Enunciativas (Émile
Benveniste e Oswald Ducrot). Essas teorias servirão de subsídio para a construção de critérios que
norteiam a análise de atividades contempladas em livros didáticos, bem como de uma metodologia
para leitura e produção de diferentes gêneros textuais.
Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (0); Especialização (0); Mestrado acadêmico (2); Mestrado
profissionalizante (0); Doutorado (3); Outros (3)
Integrantes: Viviane Sobral Ribas da Rocha, Leci Borges Barbisan (Responsável), Elaine Nogueira da
Silva, Elenice Larroza Andersen, Cláudia Redecker Schwabe, Cláudio Primo Delanoy, Cristina Rörig,
Joseline Tatiana Both, Mariana Martinez Rypl, Rejane Flor Machado