207
Sistema UNESCO-CEPES Indicadores propostos Propriedades de
qualidade
A] Indicadores de quadro referencial que suporta as políticas e os desenhos de políticas
1.1 Quadro das políticas de prestação de contas e tomada de
decisão: nacional e institucional
Envolvimento de todos os stakeholders relevantes
Participação e envolvimento das mulheres na tomada de
decisão
Envolvimento dos estudantes em decisões políticas
[institucionais]
Alta qualidade de avaliação [institucional] interna e externa
- -
1.2 Políticas claras para o pessoal acadêmico da educação
superior
Políticas claras relativas aos professores da educação
superior
Participação [de todo pessoal acadêmico] em ensino e
pesquisa
(i) Tempo de dedicação dos
docentes ao ensino e a pesquisa-P;
(ii) Taxa de docentes com
doutorado-E.
Indicadores de entradas e
processo relacionados com a
propriedade de eficácia do
sistema.
1.3 Promoção e desenvolvimento de pesquisa
Reforço da ligação entre educação superior e pesquisa
Proximidade entre educação superior e instituições de
pesquisa
Desenvolvimento de pesquisa em todas as disciplinas da
educação superior
(iii) Gastos em P&D na ES-E; (iv)
Taxa de docentes envolvidos com
pesquisa-P; (v) Taxa de discentes
envonvidos com pesquisa-R; (vi)
Investimento da iniciativa privada
em P&D na ES-E.
Indicadores de entradas,
processo e resultados
relacionados com as
propriedades de eficácia e
relevância do sistema.
1.4 Condições de liberdade e autonomia (institucional,
acadêmica e estudantil)
B] Indicadores de financiamento
2.1 Financiamento realizado na educação superior
Empenho de recursos humanos, materiais e financeiros (vii) Gastos com educação superior
público e privado como
porcentagem do PIB-E; (viii) Gastos
com ensino como porcentagem do
gasto total com ES-E.
Indicadores de entrada.
2.2 Incremento de colaboração com outros países
Cooperação crescente entre todos os países em todos os
níveis do desenvolvimento econômico
Redução da distância existente entre as nações
industrialmente desenvolvidas e as em desenvolvimento
- -
2.3 Uso de novas tecnologias
Uso das TICs que estão se generalizando da forma mais
expansiva possível para ajudar as instituições de educação
superior
(ix) Porcentagem do tempo que os
cursos de graduação utilizam TIC-P.
Indicador de processo
relacionado com a propriedade
de eficácia.
C] Indicadores de níveis apropriados de participação, acesso e retenção
3.1 Expansão do acesso
[Quando necessário] diversificar e expandir o acesso
Alternativas e flexibilidade nos pontos de entrada e saída
Educação permanente e/ou continuada
(x) Número total e por disciplina de
estudantes para cada grupo de 100
mil hab.-R; (xi) Porcentagem de
discentes com 25 anos ou mais-R.
Indicadores de resultado
relacionados com a propriedade
de eficácia.
3.2 Equidade no acesso
Acesso para todos com base no mérito
Consolidação da participação das mulheres
Criação de entradas, especialmente para estudantes mais
velhos
(xii) Razão entre a proporção de
estudantes da ES das classes sociais
mais baixas e a proporção da
população de classes sociais mais
baixas-R; (xiii) Razão de homens
para mulheres entre os calouros-R;
(xiv) Porcentagem de mulheres
envolvidas em programas de
pesquisa em relação ao total de
estudantes pesquisadores-R; (xv)
Porcentagem de estudantes que
trabalham-R.
Indicadores de resultado
relacionados com a propriedade
de equidade do sistema.
3.3 Provisão de auxílio ao estudante
Formas de auxílio aos estudantes, incluindo medidas para
melhorar condições de vida dos estudantes
(xvi) Taxa de retenção do primeiro
ano-R; (xvii) Razão entre discentes e
todos os docentes-E; (xviii) Razão
entre discentes e pessoal-R.
Indicadores de entradas e
resultados relacionados com a
propriedade de eficácia do
sistema.
D] Indicadores de resultados econômicos e sociais
4.1 Ligações entre educação superior, industria e emprego