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outros colegas. Ao término, o professor de Prática de Ensino tecia críticas, que iam
desde a postura em frente à lousa, à maneira de pegar no giz, ao fato de colocar-se de
costas para a classe, até aos aspectos metodológicos e à didática empregada na aula. As
outras matérias, segundo ele, eram: História da Educação, Canto Orfeônico, Sociologia,
Biologia (ministrada por um médico), Desenho pedagógico e Educação Física
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.
Como explicita Nóvoa (2000), esses exercícios, bem como o conjunto de saberes
adquirido nas demais disciplinas, constituem a identidade profissional do professor.
Segundo Nóvoa (2000),
são pontos de partida de formação da identidade profissional as representações
que os professores constroem sobre os seguintes quatro aspectos da actividade
docente: o capital de saberes, saberes-fazer e saberes-ser que fundamentam a
prática: as condições do exercício dessa mesma prática, no que respeita tanto à
sua autonomia de controlo, como as questões de estatuto profissional e prestígio
social da função docente. (Nóvoa, 2000, pp. 145-146).
Além de demonstrar que aspectos constituíam a identidade profissional dos
professores formando pela Escola Normal de Pirassununga, do depoimento do Sr.
Daniel Caetano do Carmo, o que se depreende é que a ênfase conferida à disciplina
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As informações dadas pelo entrevistado foram contrastadas com os quadros de faltas dos alunos e com
os quadros de avaliação do resultado escolar, coletados entre os anos de 1943 a 1949. Por esses quadros,
percebe-se que o curso normal era dividido em quatro seções: a primeira, denominada de Educação, era
dividida em quatro disciplinas: Psicologia, Pedagogia, Prática de Ensino e História da Educação; a
segunda seção era formada pela disciplina Biologia; a terceira, pela Sociologia; e, a quarta, por três
disciplinas: Desenho, Música e Trabalhos Manuais. Observa-se que essa divisão não se mantinha em todo
o período em que foram coletadas as fontes referidas, pois, no ano de 1947, por exemplo, verifica-se que
não constava, no quadro de notas, a disciplina História da Educação. No entanto, essa disciplina reaparece
no ano de 1948. Ao considerar a organização das escolas normais, prevista pelo Código de Educação do
Estado de São Paulo, de 1933 (Decreto nº 5.884, de 21 de abril), observa-se que essa divisão estava
prevista na Legislação vigente. No entanto, a segunda, a terceira e a quarta seções eram denominadas,
respectivamente, Biologia Aplicada à Educação, Sociologia e Disciplinas auxiliares, para as quais eram
sugeridas as seguintes disciplinas: para a segunda seção – Fisiologia e Higiene da Criança, Estudos do
crescimento físico da Criança, Higiene da Escola; para a terceira seção – Fundamentos da Sociologia,
Sociologia Educacional, Investigações Sociais em nosso meio; e, para a quarta seção – Desenho, Música
e Trabalhos Manuais. Com essas informações, pode-se concluir: a) as informações disponibilizadas pela
memória, a exemplo, das coletadas pela entrevista com o Sr. Daniel, apesar de ser uma fonte
importantíssima quando se intenta investigar as práticas de uma instituição escolar, não dão conta do que
era ministrado na Escola Normal de Pirassununga no período investigado. Um exemplo disso diz respeito
à referência à disciplina Educação Física, que, como se observa, não consta nos quadros de avaliação e
faltas. Ele também não faz referência às disciplinas Pedagogia e Psicologia, da primeira seção, embora
elas constassem da grade; b) por outro lado, as prescrições legais nem sempre dão indícios de como as
práticas escolares se instituíam. Pelo que foi relatado, observa-se que, na Escola Normal de Pirassununga,
a grade curricular foi apropriada e denominada de forma diferenciada do que previa a legislação,
tornando, por exemplo, como disciplina, de forma genérica, o que eram apenas os nomes da segunda e
terceira seções e sem especificar que as disciplinas Desenho, Música e Trabalhos manuais faziam parte
das denominadas Disciplinas auxiliares.