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Um exemplo, que será mais detalhado no relatório do trabalho
desenvolvido com os alunos, (na subseção 7.4) é o estudo do conceito de função e das
classes funcionais, tais como: função linear, função quadrática e função exponencial.
Na forma tradicional de estudo, classifica-se o tipo de função e, depois, despende-se
um tempo considerável, construindo gráficos, nem sempre muito precisos, calculando
zeros, verificando-se domínio e imagens de forma algébrica. O aluno fica mais “preso”
ao cálculo e às dificuldades encontradas para efetuá-lo do que à análise das mudanças
ocorridas nos gráficos, conforme a alteração de determinados parâmetros.
Diferentemente, a utilização do software WINPLOT, que pode ser encontrado em
versões atualizadas em português no site <http://math.exeter.edu/rparris>, possibilita
maior visualização e interpretação dos gráficos encontrados, bem como a comparação
entre os gráficos sobrepostos, em diversas cores, como será possível observar na
subseção 8.3.2 em depoimentos dos alunos, os sujeitos dessa pesquisa.
O uso de softwares, portanto, oferece condições ao aluno de visualizar as
mudanças ocorridas numa função, pois, não ficando “preso” ao processo de cálculo, o
objeto de estudo passa a ser a forma do gráfico e as modificações nele ocorridas,
possibilitando, dessa forma, a elaboração do conceito - objeto de estudo.
O uso do computador, nesse contexto, portanto, vai permitir que o
aprendizado não se limite à classe de problemas bem comportados
(situações ideais), mas também à dos problemas mais realistas, onde
novas tecnologias de informação e comunicação já deixaram de ser
modismo e fazem parte das necessidades diárias de um bom
profissional. (CLAUDIO; CUNHA 2001, p. 167).
O computador é, pois, uma ferramenta que permite ao aluno fazer
atividades por meio de simulações e testes objetivando a construção do conceito
matemático envolvido. Dessa forma, a possibilidade da apresentação de gráficos
coloridos, bem traçados, sobrepostos e facilmente manipuláveis, pode ser utilizada para
visualizar situações-problema propostas por alunos, ou mesmo para responder a seus
questionamentos.
A matemática, da forma que comumente vem sendo tratada, quer em
aulas, quer em livros-texto, traz subjacente a idéia de um edifício pronto, de uma obra