CARTOGRAFIAINVESTIGATIVA
MAPAS PARA INVESTIGAÇÃO . ...239
No que se segue, constam alguns desses depoimentos de alunos (alguns são docentes também):
O que mais gostei, são os benefícios dos mapas web, que são diversos. Eles são úteis para organizar dados, sites, favoritos,
mapear as páginas web mais relevantes, representar trajetórias de pesquisa, selecionar de modo mais semântico base de
dados, planejar estudos, facilitar produção de projetos, propiciar navegação mais rápida e objetiva, estabelecer conexões
entre elementos diversos, identificar facilmente conceitos chaves e às relações entre eles, permitir visualização gráfica mais
significativa facilitando produção do conhecimento, tornar mais claro os conceitos reorganizando-os em uma ordem
sistemática.
Hoje um grande desafio é organizar (é mapear ) informações, seja no campo da mente humana, conceitos ou web. Os
mapas surgiram para fazer conexões entre um tópico e outro que são familiares, e assim tornar mais fácil a aprendizagem.
Penso que os mapas web são importantes, pois , atualmente muitos alunos buscam informações na internet, sem analisá-
las ou buscam informações em fontes que não são de confiança.É preciso, como cita o texto, aprimorar a navegação, a
comunicação, a busca, a seleção e a representação da informação. Organizar informação decorrente de vastos territórios e
diferentes mídias.
O curioso desse texto é que desde os anos 60 já existem mapas ( da mente, conceituais ou mapas web ) e nós só o
conhecemos agora ( antes tarde do que nunca né ). Achei muito interessantee gostaria de citar algumas palavras
fundamentais para um mapa: palavras-chave, conexões,associações, símbolos, desenhos ícones, figuras, sistematizar,
conhecimento gráficos, diagramas, bavegação, fluxos,ciberespaço, visual, estrutura, etc.. Essas palavras abrem a nossa
mente, nos colocando num local onde não há espaço nem tempo, pois tudo fica tão perto que o tempo é relevante. Gostei
muito de saber o que são mapas conceituais, da mente e webmaps e agora estou querendo aprender a fazer e, quem sabe
até ensinar a fazer, obrigado porfª Leila, nós precisamos ter essa visão de 360°
Técnicas de mapeamento de informação, pelo que está exposto, podem facilitar a compreensão do assunto abordado, e isto
interessa a nós, já que podem ajudar nossos alunos no processo ensino-aprendizagem. Só não sei se EU vou me conseguir
aplicar essas técnicas, por ter um pensamento estritamente linear e não flexível. Quando colocarmos em prática, na aula de
hoje, é que vou saber...
Os mapas mentais me parecem uma ferramenta que auxilia nas estratégias mentais de organização de idéias. Ao mesmo
tempo podem ser úteis no sentido visual dando uma visão panorâmica do que ocorre com determinado estudo. A meu ver
eles substituem com grande vantagem ou são grandes aliados na releitura que fazemos de certos assuntos. Ou seja, se
antes de fazermos uma releitura, fizermos um mapa, saímos da linearidade, o que pode nos favorecer cognitivamente.
Leila Zardo Puga Diz: 25/11/05 às 8:50
Uma auto-avaliação sobre minha participação neste Curso, no que se refere ao Módulo 1 sobre as Técnicas de
Mapeamento, a Cartografia Cognitiva, a elaboração dos três tipos de Mapas (mental, conceitual e web) e, ainda, na
manipulação dos dois Softwares CMap e Nestor, pode ser classificada como extremamente benéfica sob dois
enfoques, a saber, primeiro para a própria formação individual e segundo pelo aprimoramento profissional.
As descobertas, as conquistas e os avanços são inúmeros figurando os seguintes, por exemplo: Com o Cmap e
Nestor novos horizontes se revelaram para as atividades que realizo, profissional ou não. Em meu lar contagiei meus
familiares. De início meu marido, relatando e mostrando os mapas que confeccionei e, depois, minha filha que é
formada em psicologia, dizendo que vai utilizar a cartografia cognitiva em registros de diário. Aliás, vejo aqui mais
uma outra aplicação desses dois softwares, qual seja, a de se empregar mapas para registrar e organizar as
informações ou dados obtidos na web, categorizando as opiniões em fóruns, chats, portifólios etc.. Sobre essa
possibilidade ou, melhor dizendo, instrumento metodológico pretendo escrever um artigo com o título inicial e
provisório “A cartografia cognitiva como um meio de avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)”.
Além disso, no que se refere às estratégias, sobretudo, direcionadas ao ensino-aprendizagem constatei várias. Entre
elas destaco que os dois softwares são ferramentas eficientes para sistematizar as informações, as publicações ou
artigos na web, para organizar e selecionar nossas atividades docentes em oficinas, aulas etc e, ainda, para esboçar
projetos de pesquisa. Em tais situações, descobri a possibilidade de realizar um workshop com os meus alunos da
pós. Para tanto, confeccionei um mapa para encaminhar essa aula-oficina sobre o tema Mapas Conceituais,
tratando-os como estratégias de ensino, de aprendizagem, de estudo, de pesquisa e também de avaliação. Aliás,
esse tema será tratado com mais detalhes no mappaper a ser redigido como trabalho final para este Curso.
Hoje identifico a possibilidade de se elaborar um hipertexto visual. Nesse sentido, como disponho de um site na
web, decidi organizar minhas publicações em Congressos e Simpósios, somente nos três últimos anos, em Educação
Matemática, fazendo uso do software Nestor. No seguinte endereço pode-se ver esse mapa
http://www.pucsp.br/~leilapuga/7_todos_os_artigos.htm . Falando, ainda, em pesquisas elaborei no Nestor, um
mapa mental sobre o Software Aplusix que será tema de dissertação de vários alunos em 2006, em Ed. Matemática.
Sobre as dificuldades encontradas, eu identifiquei algumas como, por exemplo, a manipulação das ferramentas
específicas do software, que em tais casos bastou somente uma dedicação mais constante para familiarização com
as mesmas. Há, ainda, mais uma tarefa que quero fazer proximamente, que é sobre a seleção de trechos de leitura
usando o bag, em dissertações ou textos.
Se minhas expectativas iniciais eram, simplesmente, conhecer de perto o Nestor e o Cmap com a possibilidade de
auxiliar meus alunos em orientação e, sobretudo, a minha própria pesquisa no grupo G5, em Educação Algébrica no
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, posso dizer que em muito elas foram superadas, como se
pode constatar pelos relatos acima. A cada dia que passa neste nosso Curso fico surpresa ao ver outros tipos de
mapas serem confeccionados no Nestor. Destaco o mapa resumindo tudo o que fizemos até agora no Módulo 1
elaborado pela professora Alexandra e, ainda, o mapa super bem idealizado e “descontraído” confeccionado pelo
colega de curso Felipe. Aprendi e estou aprendendo muito neste curso, com todos. Conheci, neste ambiente,
pessoas fantásticas e especiais. Uma menção especial ao Grande Saburo. Sem dúvida, interferiram diretamente em
minha aprendizagem e, por enquanto, agradeço a todos em geral pelas oportunidades aqui vivenciadas.