década de 1989 os católicos declinaram para 83, 3% na década de 1990 e para
73,9% nos anos 2000, enquanto que os protestantes ascenderam de 6,6% na
população religiosa nos anos 1980 para 9% nos anos 1990 e 15,6 nos anos 2000.
Conforme já enfatizado e ainda segundo o censo de 2000, dos então cento e
sessenta milhões, oitocentos e setenta mil e oitocentos e três brasileiros, cento e
vinte e cinco milhões, quinhentos e dezessete mil e duzentos e vinte e dois (cerca
de 73,9% da população) são católicos, revelando, entretanto, um fato
extremamente significativo para os estudos culturais: os pontos percentuais do
índice de crescimento da população católica estão, progressivamente decrescendo
nos últimos 30 anos (Cerca de –15,1 pontos percentuais) enquanto os pontos
percentuais do índice de crescimento da população protestante estão
progressivamente crescendo (cerca de + 9 pontos percentuais) no mesmo período
2
.
Um outro fato extremamente significativo chama a atenção: dentro do
grupo que engloba religiões protestantes ou evangélicas, um apresenta um elevado
índice de crescimento a partir dos anos 1980, a saber: o grupo dos pentecostais.
O jornalista e escritor Vanderley Dorneles
3
, em seu livro “Cristãos em
Busca de Êxtase”, afirma que os pentecostais eram 49% dos evangélicos em 1980
e no censo divulgado em 1991 tornaram-se 76% (DORNELES, 2003, p.11). Sua
taxa de crescimento entre os anos de 1980 a 1991 foi extremamente superior ao
chamado protestantismo histórico
4
, atingindo o índice de 111,7%, enquanto este
último segmento cresceu apenas 9,1% no mesmo período, explica o autor.
2
Sobre esse assunto ver ROMERO, César.A diversificação religiosa. In Estudos Avançados/ Universidade de São
Paulo, Instituto de Estudos Avançados vol.18, n°52- São Paulo: IEA,2004
3
Vanderlei Dorneles é jornalista, mestre em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, e mestre em
comunicação pela UNASP. Desenvolve pesquisas no campo das ciências da religião, defendendo idéias de que
existem raízes de religiões primitivas na liturgia pentecostal. Para comprovar sua teoria, Vanderlei busca na liturgia
festiva e no transe coletivo e individual elementos oriundos das antigas comunidades primitivas, as quais afirma
serem comunidades desprovidas de documentação escrita ou arquitetônica.
4
Expressão utilizada para designar as Igrejas Cristãs organizadas a partir do movimento de Reforma do século
XVI ate o século XIX quando começam a surgir as Igrejas Pentecostais