pelo núcleo comum e, quer para sondagem de aptidões,quer pa
ra a iniciação para o trabalho, deverá obedecer a uma abor
dagem psicogenética em que, de início, a realidade e os fa
tos se apresentarão de maneira global e de forma um tanto
assistemática, para, gradativamente, irem ganhando ordena.
ção e sistema, até se enquadrarem nos "esquemas seriados" e
lógicos de aprendizagem profissional."
"As matérias da parte especial, enquanto instrumentos
de exploração de aptidões e da descoberta de vocações, com
o fim último de ajudar e orientar o educando na escolha de
oportunidade de trabalho ou mesmo de estudos ulteriores,não
devem comportar programas rígidos e sistematizados. Devem,
antes, acompanhar o desenvolvimento, o desejo e o interesse
dos próprios alunos, que, na verdade, decidem sempre sobre
o desdobramento do trabalho escolar. Não seria exagero di-
zer que a atuação do educando, face às tarefas oferecidas
pelos estudos de que trata este capítulo, será mais lúdida
e recreativa, que sistemática e programada, e se destinará
menos a metodizar-lhe a ação face aos objetivos técnicos,que
dar-lhe alguma vivência e certa familiaridade com o mundo
do trabalho e da produção da riqueza. No que diz respeito à
iniciação para o trabalho, os conceitos já se tornaram mais
objetivos e preciosos, E, aliás, a lição contida no art. 8
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da Resolução nº 8/71-CFE, e que levará a processos de veri.
ficação próprios, que não revestirão os aspectos formais
utilizados para os estudos predominantemente intelectuais.
Porém, como não se trata, em regra, de profissionali-
zar, mas de preparar o educando para uma pré-qualificação,a
iniciação para o trabalho, a partir da aptidão que se vai
revelando, se desenvolverá gradualmente, num "continuum", que
vai das "atividades recreativas na área do trabalho cons
trutivo", conforme a expressão de Gordon Wilber, autor de
"As Artes Industriais na Educação Geral", até os estágios
avançados que favoreçam o desenvolvimento das relações so-
ciais de cooperação, tolerância, liderança, camaradagem e
trato; a aquisição de informações e experiências sobre. as