No que diz respeito ao Corpo Docente, a Comissão
Verificadora constatou que o
CEC conta atualmente com um total de 39 professores ,
des quais 31 em regime de dedicação exclusiva (DE) e 1/3 destes -
portadores do Mestrado. O CEC ainda não conta com doutores. A car-
didática dos docentes em DE é, em média, de 9.5 horas-aula por
semana .
Dos professores do CSC, 14 dedicam-se especificamente à
Computação. O CEC forneceu, no 29 semestre de 1979, um total de 56
turmas do 25 disciplinas. O Anexo XIV dá uma idéia mas precisa da
situação atual do CEC e de sua evolução recente; é de se notar o
notável progresso atingido em apenas dois anos, sob a chefia do
Prof. Luiz Fernando Jacintho Maia que muito nos impressionou por
seu dinamismo, capacidade de trabalho e dedicação.
Nossos contatos com alguns des docentes da área de compu-
tação bem caracterizaram o potencial e as dificuldades do momento,
confirmando o que nos havia sido relatado pelos alunos: Trata-se -
de -i departamento jovem, dinâmico, bem intencionado, em franca e-
vo] e com uma característica muito importante e infelizmente -
rara atualmente: grande maioria dos docentes em DE. Trata-se tam-
bém, por outro Lado, de um departamento parcialmente inexperiente,
formado en, boa parte por recém- forrmados com apenas um ou dois anos
de profissão, necessitando urgentemente de um maior numero de in te
ri títulos de pos-graduação. A Chefia do CEC mostrou-se
de t- empenhada em apoiar o aperfeiçoamento de seus mem-
bros, • • mostram os números previstos para 1980 no Anexo XIV.
* Este processo é, entretanto, necessariamente lento e en-
juanto o CEC não atinge maior maturidade os alunos veem-se expos-
- fessores capazes e bem intencionados, é verdade, mas tam-
pe- inexperientes, lecionando assuntos sofisticados de Corputação
pela primeira vez. É nossa recomendação que esta situação poderia
atenuada, a curto prazo, através da adoção de um amplo sistema
âmbio com Departamentos de Computação mais tradicionais ,
de outras Universidades. Professores visitantes experientes pode-
ria ministrar cursos intensivos ou de aperfeiçoamento, com o apoio
le professor local que se encarregaria do curso após a partida do
visitante.