Já não seria seguro definir em lei disciplinas da área sócia] e
das ciências, pois elas podem permitir especificações diferentes ou
perspectivas diferentes numa e noutra escola.
Resta uma consideração que também é fundamental e fala fortemente
contra a fixação em lei. Disciplinas em questão se prestam otima-mente
para examinar esta perspectiva do problema.
Será que "educação para o trânsito" ou "educação ambiental" cons
tituem realmente disciplinas? Se alguém admitir que possam ser, nin_
guém ousará dizer que devam ser.
Nem tudo que se aprende ou se deve aprender na escola se aprende
em aulas formais, ou mediante disciplinas. Como observa um grande
mestre, os grandes vôos da intuição e do amor, a própria sabedoria se
aprendem na vida escolar ou no convívio escolar, mas não se ensinam e
se aprendem em cursos formais. E há coisas pequenas, mas sumamente
importante que se aprendem, mas não precisam (nem devem) ter menção no
currículo. Não é sem razão que Hutchins alude, com discreta ironia, ao
fato de ter encontrado numa Universidade americana um professor em
mestrado de motorista de automóvel. Precisava, diz ele, formar
"mestres" em motorista, porque a "disciplina" ocorria em escolas
secundárias. E, por acaso, ironiza ele, esse formador de mestres
dirigia muito bem automóvel. Aceitamos e até achamos muito convenien
te que uma escola secundária habilite seus alunos, mesmo que não se
candidatarem a motoristas profissionais, em mecânica de automóvel, mas
como um algo mais, uma habilitação prática, não como uma disciplina
obrigatória para todas as escolas.
Estas observações mutatis mutandis se aplicam tanto a "educa -ção
para o trânsito", como à "educação ambiental". "Educação para o
trânsito" é um aprendizado que a escola deve ministrar, mas deve fazê-
lo de modo variável segundo o lugar - um é o problema de uma mega-
lopode, outro, o de uma escola rural - e de preferência, sem a feição
de disciplina. É matéria cujo tratamento emerge da vida escolar, sus
citado pelos acontecimentos e experiências do local, de um jeito para
uma criança, de outro para um adolescente ou um adulto. Outro encami
nhamento didático que pode ser interessante e proveitoso pode ser a
abertura do tema para uma semana de estudo ou coisa semelhante.