brado.
A justificativa da proposta se fundamenta na melhoria
da qualidade do ensino do 2º- grau, uma das prioridades do Plano
de Ação da Secretaria de Educação do Estado do Acre, a qual vem
ao encontra dos objetivos da Universidade Federal do Acre de
colaborar para a melhoria do processo educacional nesse nível.
É inegável o esforço de organismos educacionais buscan_
do ampliar a competência docente nas escolas de 2ºgrau. Tal dis-
posição, lamentavelmente, vem sempre seleciona e conduz as melho
res propostas, perdendo-se em programas inúteis. Não é, felizmen-
te, o caso do pleito em exame. Consciente da importância do educa-
dor, como um instrumento autêntico de promoção sócio-cultural dos
alunos, através de processo educacional conduzido de modo adequado
e eficaz, os convenientes organizaram um curso capaz de proporcio-
nar, aos que o cumpram,a formação indispensável ao uso oportuno e
correto de métodos e técnicas pedagógicas. Saliente-se que não se
trata , apenas, da simples aquisição dessas técnicas e métodos,
mas, acima de tudo, da compreensão do seu fundamento, das razões
do seu emprego e dos fatores que intervém em sua aplicação.
0 objetivo, conforme já assinalado no início deste
parecer, é o de qualificar 40 professores em exercício nas escoas
de 2- grau da rede estadual de Rio Branco, Capital do Estado do
Acre. O plano, em caráter emergencial, essa turma única, terá uma
clientela que poderá incluir, também, profissionais de nível su-
perior indicados pelo Departamento de Ensino de 2- grau da SEC.
A proposta curricular, ver anexo i, compreende um to-
tal de 915 horas-aula, 60 das quais destinadas a disciplinas obri-
gatórias, e 315 para a Prática de Ensino sob a forma de Estagio
Supervisionado, o qual será desenvolvido em unidades de ensi no
de 2º- grau pertencentes à SEC. 0 programa, ministrado de forma
intensiva, se distribuirá de 15.12.1986 a 30.06.1987, conforme
cronograma presente no processo.
0 regime escolar, a coordenação didática e o controle
acadêmico da vida escolar dos alunos obedece ao Regimento Geral
da UFAC.
Há ênfase na parte prática do curso, o que representa
ponto altamente positivo.
As condições materiais são comuns aos demais cursos
da Universidade, apresentando-se adequadas aos objetivos já enun-