As atividades de ensino se mostram sufici-
entes e regulares, com adequação e coerência entre as disciplinas
oferecidas e as áreas Melhoramento, Silvicultura e Tecnologia de Produ-
tos florestais.
A orientação do curso e feita por um Conselho de Curso constituido
por,três membros do corpo docente, sendo um deles o Coordenador.
Os dados que informam o processo demonstram
que a estrutura administrativa atende, de forma satisfatória, às ne-
cessidades funcionais do curso.
2) Corpo Docente . '
0 corpo docente do curso - de acordo com o
processo e com os relatórios técnicos, é composto por 12 professores
lotados do Departamento de Ciências Florestais; 21 professores de ou-
tros Departamentos da própria Escola, dos quais 3 da área de concentra-
ção e 18 da área de domínio conexo.
A dimensão, qualificação e composição do corpo
docente permanente estão adequadas em relação ao número de alunos e
disciplinas oferecidas.
* Todos os professores estão em regime de dedi -
cação exclusiva e a distribuição de atividades esta adequada. 0 curso
estabelece como limite máximo de 06 (seis) para a relação orientando/ori-
entador.
As linhas de pesquisa do corpo docente concen-
tram-se em três vertentes todas elas em coerência com a área do curso.
A produção cientifica é considerada relevante
ressaltando-se o aspecto de estreita cooperação com várias das principais
empresas florestais brasileiras.
Com relação a produção técnica/artística, fo-
ram relacionados pelo curso 21 trabalhos de interesse para a área.
Todos os professores permanentes relacionados
possuem formação acadêmica de alto nivel, sendo portadores do grau de
Doutor, e com produção cientifica considerável.
3) Corpo Discente .
A seleção dos candidatos ao curso é conside-
rada adequada, conduzida que ê pelo Conselho do Curso, com homologação
pela Comissão de Pós-Graduação da unidade.
A clientela obedece a seguinte ordem de prio-
ridades :
a - professores universitários ;
b - pesquisadores ;
c - profissionais de empresas ligadas a área
florestal ; d - recém-formados com
excelente histórico .
As informações nao evidenciam produção cien-
tifica expressiva do corpo discente, a nao ser nas dissertações defen-
didas, cujo número aumentou no periodo 1988/1989 .
0 fluxo de alunos pode ser considerado nor-
mal, com um tempo de titulação que apesar de estar dentro da media na-
cional, está acima do observado para outros cursos da área. No periodo
1981/1986, foram defendidas 37 dissertações, com o tempo médio de 51
meses. Já as 32 titulações referentes ao periodo 1987/1990, foram obtidas
na media de 59,5 meses.
4) Infra-estrutura física e financeira .
A disponibilidade de espaços em laboratórios,
e salas de docentes é considerada boa, permitindo a individualidade de
estudos e o desenvolvimento das linhas de pesquisa.
Neste particular, em relação ao corpo discen-
te, a instituição deixa a desejar, o que, no entanto, deverá estar ple-
namente atendido a curto prazo, com a construção de prédio com mais de
1.000 m2. com recursos da USP obtidos através do BID .
No que concerne a infra-estrutura em biblio-
tecas, a situação é privilegiada. Alem da biblioteca central co Campus
de Piracicaba, ha 04 outras bibliotecas setoriais à disposição dos alunos
e professores, sistema esse que totaliza quase 90.000 livros e mais de
5.600 títulos de periódicos.