Ecologia ou Educação Ambiental, Educação para o Trânsito ,
Orientação sobre Tóxico, Corporativismo, Saúde Bucal ou Higiene
Dentária, Planejamento Familiar, Ofidismo, Educação Sexual, Edu-
cação contra AIDS, Noções de Informática, Prevenção de doenças
infecto-contagiosas.
0 elenco evidentemente não está completo, nem seria possí -
vel completá-lo uma vez que a imaginação humana não tem limites.
Imaginemos, para avaliar devidamente o caso nossas escolas
estivessem obrigadas por lei a incluir, nos seus currículos, to
das essas "disciplinas" e hoje tivessem que acrescentar a nova
disciplina "A defesa do Consumidor". Evidentemente, não have ria
lugar, na escola, para Português, Matemática, Ciências, etc. 0
ornamental, que, como tal, não deve faltar, ocuparia-o lugar do
básico e substância.
Em outra ocasião, a propósito de um projeto de lei que pre-
tendia determinar, como obrigatória para todo o território nacio
nal, a "Educação para o Trânsito", chamávamos a atenção para a
situação já bastante sobrecarregada, mesmo sem esses acréscimos
pretendidos ,a escola média em nosso tempo.
Com efeito, uma série de atividades e conhecimentos que ,
até há bem poucos anos, constituiam encargo da família, da ofici-
na ou de convívio social em geral passaram a postular e, até, a
exigir um lugar na escola. Assim aconteceu com a formação para o
trabalho, com a educação fisíca e a educação para a saúde, com a
educação para o lazer, com a educação cívica ou para a cidada-
nia.
A educação média se "circunscrevia, então, a um aprendizado
em vista do ensino superior e das chamadas carreiras liberais.
Ao lado disso, o progresso das ciências que transformou o
inventar antigo, cuja genialidade consistia na descoberta intui-
tiva da técnica, vista antes de ser explicada cientificamente ,
no técnico moderno que parte do conhecimento científico para de
senvolver, por aplicação, a máquina que multiplica a força huma-
na, causou a ascensão à feição de disciplina escolar uma série da
atividades anteriormente fora desse quadro. Basta pensar na
informática, na eletrônica e, mesmo na genética, na biologia mo
lecular, nos conhecimentos ao átomo e a bioquímica.
Assim, se tornaram numerosos os conhecimentos com o direito