Em termos de publicações de docentes, considerando a produção total,
houve um decréscimo entre 1987 e 1989, notando-se, porém, uma reação em 1990, com a
apresentação de 25 publicações.
Muitas dessas publicações são ainda feitas dentro da universidade ,
mas há também as que já estão sendo feitas no centro do pais, incluindo livros na
área de analise do discurso e traduções literárias. Alguns professores têm também pu-
blicações no exterior.
Quanto a produção discente, a Comissão considerou de bom nível as
dissertações, estando os tópicos escolhidos dentro das linhas de pesquisa.
Em relação à pesquisa e produção científica, a CAPES recomendou uma
definição mais precisa das áreas de concentração e linhas de pesquisa, vinculando a
estas os projetos.
6. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E FINANCEIRA
0 curso esta localizado no segundo andar do prédio do Centro de Comu-
nicação e Expressão, no Campus Universitário da UFSC, onde funciona o Departamento
de Lingua e Literatura Estrangeiras, contando com um laboratório de linguas, sala de
vídeo, sala de meios (incluindo computadores e impressoras) e a secretaria, no mesmo
local.
A biblioteca da UFSC é central, com salas de leitura para docentes e
discentes. A biblioteca do curso possui uma lista de 58 periódicos atualizados e a
bibliografia necessária ao desenvolvimento da pesquisa, esta ultima periodicamente
suplementada com aquisições e doações (Conselho Britânico e CNPq). Os alunos também
têm acesso à biblioteca individual dos professores, produzindo assim dissertações com
bibliografias atualizadas.
Em termos financeiros, além dos recursos da Universidade, existem os
projetos de pesquisa financiados pelos órgãos tradicionais de fomento à pesquisa. Os
cursos extracurriculares, oferecidos pelo Centro, também contribuem para a aquisição
de equipamentos necessários às atividades administrativas e acadêmicas do curso.
7. INTERCÂMBIO
A Comissão constatou que o intercâmbio com a Universidade de Birmingham
ocorrido entre 1987-1989, seria reativado em 1992, incluindo "bolsas sanduiches".
Professores da Comissão Fulbright, Conselho Britânico e de outras Uni-
versidades brasileiras ministram cursos e fazem palestras.
8. AVALIAÇÃO DA CAPES
A CAPES atribuiu o conceito B— em seu último relatório, considerando
não ter havido aumento da qualidade em relação ao biênio anterior, em termos de publi-
cações, numero de projetos e participação dos docentes nesses projetos.
9. PARECER DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão foi de Parecer que o credenciamento deve ser renovado.
II - VOTO DA RELATORA
Considerando o Parecer da Comissão, a Relatora vota favoravelmente à
renovação do credenciamento do curso de Pós-graduação em Letras, em nível de Mestrado,
área de concentração em Inglês e Literatura correspondente, ministrado no Centro de Co-
municação e Expressão, da Universidade de Santa Catarina, pelo prazo de 5 anos, retroa-